OS MENSALEIROS DEVEM IR PARA A CADEIA?

 

Esta historia de que a finalidade da pena é a ressocializacão não é verdadeira. A pena sempre foi o castigo para quem cometesse um crime. Nos primórdios tempos era olho por olho e dente por dente. As prisões eram degradantes e muitas penas eram corporais. Ainda hoje no mundo oriental existem penas absurdas aos olhos dos defensores dos direitos humanos.

 

O homem tem a escolha de fazer o bem, de andar dentro dos parâmetros aceitos pela sociedade, ou praticar o mal e ser obrigado a se sujeitar aos castigos previsto em lei. Quem comete o crime já sabe que pode ir para a cadeia, lugar que ninguém deseja ficar.

 

Oferecer melhores penitenciarias não é a solução. A educação dos povos é a saída. o Estado tem que investir em educação, pois uma sociedade educada tende a praticar menos barbárie.

 

Com o julgamento do mensalão o Ministro da Justiça criticou o sistema penitenciário atual, dizendo que preferia morrer a ter que ir para prisão. Na verdade, nenhum dos réus condenados no processo do mensalao imaginavam que um dia iriam para a cadeia. Se assim fosse, teriam construído uma cadeia para eles, com ar refrigerado, frigobar, tv a cabo, etc.

 

Agora que os homens de ternos e gravatas podem ter que ir para a ala comum, onde estão os delinqüentes nosso de cada dia, que assaltaram a mão armada, estupraram, mataram, etc. viram que a cadeia é um lugar horroroso. A pena é um castigo, portanto, não pode ser uma coisa que agrava. Para quem prega que a finalidade da pena é a ressocialiacão, aos condenado deveriam ser dado um quarto de hotel ou uma vaga no mosteiro, para ali refletirem no que fizeram de mal para a sociedade.

 

O Estado tem a obrigação de educar quem quer ser educado e castigar quem quer sair por ai fazendo coisa errada, não importando se é branco, rico, religioso, etc. O que tem que acabar é o deposito de presos, ou seja: gente vivendo comendo e bebendo às nossas custas. É preciso penitenciaria que tenha trabalho para o preso, onde ele trabalharia para o seu próprio sustento na cadeia.

 

Para quem vive proclamando que a pena é para ressocializar, os condenados do processo do mensalão deveriam ser anistiados pela Presidente Dilma, pois eles já são socializados. Eram até pouco tempo ministros de Estado, deputados, empresários, funcionários de alto escalão dos bancos, etc. Eles não precisam refletir sobre o mal que fizeram, mas sim receber o castigo previsto na lei para todos: a cadeia.

Texto: Creumir Guerra
Creumir Guerra é Promotor de Justiça no Estado do Espírito Santo

Veja mais sobre Creumir Guerra

Leia mais

Leia também