Organização destaca eficiência de protocolos sanitários no Pan de Ginástica Artística

Disputado na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística terminou no domingo (7) com ótimos resultados para o Brasil. Além de cinco ouros com Caio Souza, os atletas Diogo Soares e Rebeca Andrade conquistaram vagas nacionais para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que terão início em 23 de julho. Os três são integrantes do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal Brasileiro, executado pela Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania. Na delegação nacional inscrita no Pan, 11 dos 12 atletas estão vinculados ao programa.

O Brasil fechou a competição na liderança do quadro geral de medalhas, com nove ouros, duas pratas e cinco bronzes, à frente da Colômbia (dois ouros, seis pratas e três bronzes) e da Argentina (dois ouros, cinco pratas e sete bronzes). O bom desempenho dos brasileiros no evento com representantes de 17 países soma-se a outra conquista: o sucesso dos protocolos sanitários para garantir a segurança de todos os envolvidos na competição.

O Pan-Americano de Ginástica Artística mobilizou 484 pessoas desde o início da competição, no dia 4 junho, entre equipes de segurança, limpeza, transporte e montagem (250 funcionários), atletas e oficiais (197), voluntários (16) e demais representantes da Confederação Brasileira de Ginástica (21). Todos os participantes foram testados antes de iniciar as atividades e só após o resultado negativo receberam as credenciais de acesso à arena. Ao fim, o torneio foi encerrado sem qualquer resultado positivo para Covid-19.

Entre os protocolos adotados, a restrição de acesso aos corredores, só permitido aos credenciados; o uso obrigatório de máscara por todos os participantes; e a instalação de higienizadores nas entradas principais, nas áreas de circulação e nas proximidades das áreas de competição ou treinamento.

A circulação em espaços públicos e práticas turísticas foi proibida. Houve restrição à circulação de funcionários de manutenção e limpeza predial, bem como de voluntários, em espaços que não lhes fossem destinados. Houve ainda restrição do uso de bebedouros e filtros, que ficaram liberados apenas para encher garrafas individuais. Paralelamente, foi criado um cronograma de limpeza regular para todas as áreas comuns, banheiros e vestiários e limpeza regular de maçanetas, corrimãos e superfícies frequentemente tocadas. O evento ocorreu sem presença do público.

Organização destaca eficiência de protocolos sanitários no Pan de Ginástica Artística

Rebeca Andrade conquistou vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio Foto: CBG


Leia mais

Leia também