Operação Verde Brasil 2 será prorrogada, segundo vice-presidente

5f102f26-821e-45d0-bbc0-f61d0b365c0d.jpeg

Objetivo é combater crimes ambientais e focos de incêndio na Amazônia Legal
– Foto:
Ministério da Defesa

A Operação Verde Brasil 2, que combate crimes ambientais na Amazônia Legal, prevista para durar trinta dias, deverá ser prorrogada. Os trabalhos começaram em 11 de maio. A informação é do vice-presidente Hamilton Mourão durante entrevista concedida em Marabá (PA), nesta segunda-feira (8). Mourão também esteve, no último fim de semana, em Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO). Nos locais estão presentes os três Comandos Conjuntos que coordenam as ações da Verde Brasil.

“Nós vamos prosseguir com a operação, porque a nossa visão é a questão do segundo semestre: a questão das queimadas”, disse Mourão. “O nosso objetivo é levar as queimadas no segundo semestre ao mínimo aceitável para que deixemos muito claro para o restante do Brasil e para o mundo o nosso compromisso com a preservação da Amazônia”.

Mourão, que também comanda o Conselho da Amazônia, fez um balanço das ações da operação, e anunciou uma queda na taxa de desmatamento na região.

“Se nós compararmos o índice de desmatamento no mês de maio deste ano com maio do ano passado, a queda é praticamente quase total. Chegamos a um número ínfimo de ilegalidades cometidas. Então, nesse primeiro mês, a operação cumpriu sua tarefa, fora a própria questão das apreensões de madeiras ilegais, das atuações em garimpos, das apreensões de drogas e veículos ilegais, da destruição de equipamentos que não puderam ser retirados da área onde estavam”, disse o vice-presidente. 

Operação Verde Brasil 2

Em quase um mês de atuação da Verde Brasil 2, foi realizada inspeção em mais de 1,9 embarcações, sendo que 105 foram apreendidas. Além disso, quatro mil veículos foram vistoriados e 108 retidos por irregularidades. Quase 14 mil metros cúbicos de madeira ilegal foram confiscados e mais de R$ 99 milhões de multas ambientais aplicados nesse período.

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) coordenou quase 290 horas de voo durante a Operação, enquanto as aeronaves de Asas Rotativas das três Forças somaram 324 horas de voo.

As ações da Verde Brasil ocorrem em faixas de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e outras áreas federais da Amazônia Legal.

A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão começou em 11 de maio com foco em ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal.

Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

 

Leia mais

Barra de São Francisco chega a 45 casos confirmados de Coronavírus

O município de Barra de São Francisco registrou nesta segunda-feira, 18 de maio de 2020, mais 5 casos de Coronavírus. De acordo com os dados...

Polícia descobre arma, drogas e munições em para-choque de carro em Barra de São Francisco

Na noite desta segunda-feira (25/05/2020), durante patrulhamento preventivo no bairro Bambé, foi observado um veículo FIAT IDEIA que trafegava sentido à Mantena/MG e que...

Conheça a dupla aguadocense que realizará LIVE SOLIDÁRIA na próxima terça-feira (16)

https://www.youtube.com/watch?v=YXXDXafnAD4 Água Doce do Norte tem mais uma dupla sertaneja despontando no mundo musical, trata-se dos jovens Jorge e Henrique, que realizarão na próxima terça-feira,...

Lei Aldir Blanc de apoio a cultura é regulamentada pelo Governo Federal

Trabalhadores que participam da cadeia produtiva dos segmentos artísticos e culturais têm direito ao auxílio Foto: Agência Brasil A Lei Aldir Blanc que prevê auxílio financeiro...

Leia também

Polícia investiga venda de carne de cavalo misturada a de boi no ES

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de...

INDICADORES: Café sofre elevação no preço nesta sexta-feira (25)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a sexta-feira (25) com alta de 0,34% no preço e é vendida a R$ 536,31...

Nova Lei do Gás tende a baratear custos de produção para a indústria capixaba

Na vanguarda da modernização do mercado de gás natural, o Espírito Santo pode se beneficiar ainda mais com aprovação da Nova Lei do Gás...