Operação Verde Brasil 2 será prorrogada, segundo vice-presidente

5f102f26-821e-45d0-bbc0-f61d0b365c0d.jpeg

Objetivo é combater crimes ambientais e focos de incêndio na Amazônia Legal
– Foto:
Ministério da Defesa

A Operação Verde Brasil 2, que combate crimes ambientais na Amazônia Legal, prevista para durar trinta dias, deverá ser prorrogada. Os trabalhos começaram em 11 de maio. A informação é do vice-presidente Hamilton Mourão durante entrevista concedida em Marabá (PA), nesta segunda-feira (8). Mourão também esteve, no último fim de semana, em Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO). Nos locais estão presentes os três Comandos Conjuntos que coordenam as ações da Verde Brasil.

“Nós vamos prosseguir com a operação, porque a nossa visão é a questão do segundo semestre: a questão das queimadas”, disse Mourão. “O nosso objetivo é levar as queimadas no segundo semestre ao mínimo aceitável para que deixemos muito claro para o restante do Brasil e para o mundo o nosso compromisso com a preservação da Amazônia”.

Mourão, que também comanda o Conselho da Amazônia, fez um balanço das ações da operação, e anunciou uma queda na taxa de desmatamento na região.

“Se nós compararmos o índice de desmatamento no mês de maio deste ano com maio do ano passado, a queda é praticamente quase total. Chegamos a um número ínfimo de ilegalidades cometidas. Então, nesse primeiro mês, a operação cumpriu sua tarefa, fora a própria questão das apreensões de madeiras ilegais, das atuações em garimpos, das apreensões de drogas e veículos ilegais, da destruição de equipamentos que não puderam ser retirados da área onde estavam”, disse o vice-presidente. 

Operação Verde Brasil 2

Em quase um mês de atuação da Verde Brasil 2, foi realizada inspeção em mais de 1,9 embarcações, sendo que 105 foram apreendidas. Além disso, quatro mil veículos foram vistoriados e 108 retidos por irregularidades. Quase 14 mil metros cúbicos de madeira ilegal foram confiscados e mais de R$ 99 milhões de multas ambientais aplicados nesse período.

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) coordenou quase 290 horas de voo durante a Operação, enquanto as aeronaves de Asas Rotativas das três Forças somaram 324 horas de voo.

As ações da Verde Brasil ocorrem em faixas de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e outras áreas federais da Amazônia Legal.

A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão começou em 11 de maio com foco em ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal.

Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

 

Leia mais

Beneficiários receberão automaticamente as parcelas extras do auxílio de R$ 600

Após o anúncio da prorrogação das parcelas do...

‘Mostra que estamos sem direção’, diz Renato Casagrande sobre críticas de Bolsonaro

O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, de pouco mais de quatro minutos e meio  gerou repercussões imediatas em autoridades capixabas na noite desta terça-feira...

Patrulha Escolar leva conscientização e prevenção à violência para as escolas durante o mês de março

A proximidade entre a Patrulha Escolar e os estudantes tem tornado as atividades de conscientização e...

Leia também

Colatina chega a 40 mortes por coronavírus e tem quase 2 mil casos confirmados

O município de Colatina, localizado no Noroeste do Estado, chegou neste domingo (5) a sua 40ª morte por conta da Covid-19, doença causada pelo...

Assessoria de Casagrande diz que responsável por postar vídeo de festa já foi identificado

Video, que, segundo o governo, é de 2017, foi publicado nas redes sociais como se fosse atual. No Twitter, Casagrande disse que responsáveis serão...

Espírito Santo chega a 1.803 mortes e 53.393 casos confirmados de Covid-19

Na comparação com os dados divulgados neste sábado (4), o aumento é de 22 mortes e 569 novos casos da doença. Até o momento,...

Meteorologistas alertam para risco de novo ciclone no Sul

Há possibilidade de um novo ciclone no sul...