Operação Verde Brasil 2 evidencia a importância do combate aos crimes ambientais

Operação Verde Brasil 2 evidencia a importância do combate aos crimes ambientais

As ações de desmatamento e garimpo ilegal também estão no alvo Foto: Ministério da Defesa

Militares das Forças Armadas atuam há mais de seis meses no combate aos crimes ambientais e na prevenção de queimadas na Amazônia Legal. A Operação Verde Brasil 2, coordenada pelo Ministério da Defesa, evidencia a importância de ações constantes para proteção do patrimônio ambiental.

A missão teve início em 11 de maio deste ano e prosseguirá até 30 de abril de 2021. Até o momento, as patrulhas navais, terrestres e aéreas asseguraram o combate a mais de 7,5 mil focos de incêndio. Nas atividades desenvolvidas pelos militares, foram empregadas 79 viaturas, 26 embarcações e quatro aeronaves.

As ações de desmatamento e garimpo ilegal também estão no alvo dos esforços da Marinha, Exército e Aeronáutica na Garantia da Lei e da Ordem. Nesse contexto, 2.244 militares e 399 agentes atuam nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Ações subsidiárias ocorrem na faixa de fronteira, nas terras indígenas e nas unidades federais de conservação ambiental. Foram estabelecidos postos de bloqueio e controle de estradas e de bases, planejamento e análise de alvos. Na quarta-feira (18), 133 embarcações foram inspecionadas. Dessas, sete foram apreendidas e 16 autuadas. Os militares também atuaram na vistoria de 73 veículos.

A missão é coordenada pelo Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa e conta com o apoio do Comando Conjunto Norte (CCjN), do Comando Conjunto Amazônia (CCjA), do Comando Conjunto Oeste (CCjO) e do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), da Força Aérea Brasileira (FAB). A articulação com as Forças Armadas conta com a cooperação de agentes de Segurança Pública e de Proteção Ambiental.

Com informações do Ministério da Defesa

Operação Verde Brasil 2 evidencia a importância do combate aos crimes ambientais apareceu primeiro em Voz da Barra.

Leia mais

Cinco porcos de mais de 100 kg são roubados de sítio no ES

Cinco porcos que pesavam entre 100 e 120...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do país tem aberto, nesta quinta-feira (23)

A região Sudeste do país tem previsão de tempo quente e seco, nesta quinta-feira (23), em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e...

Em menos de 24 horas, PRF apreende cinco armas durante operação no Norte do ES

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu em menos...

Carro capota no córrego do Paraíso e homem fica ferido

Na tarde desta segunda-feira, 21 de setembro, no Córrego do Paraíso, ES-320, por volta das 13:30h, a Polícia Militar de Ecoporanga registrou mais um...

Leia também

ES: suspeito de roubo é preso após bater o carro em ônibus durante perseguição policial

Um homem suspeito de utilizar um carro roubado...

Sortudo! Apostador capixaba leva prêmio de R$ 1,6 milhão na Lotofácil

O fim de semana começou muito mais feliz...

Mantenópolis volta para o vermelho no Mapa de Risco para a Covid-19

O Governo do Espírito Santo anunciou nesta sexta-feira (4) o 34º mapa de risco da Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (7)...