Operação prende suspeitos de furto de gado e comercialização de carne ilegal no Espírito Santo

Policiais civis se reuniram para dar início à operação Abigeatus — Foto: Reprodução/Sesp

A Polícia Civil iniciou, na manhã desta sexta-feira (25), uma operação com o objetivo de prender integrantes de duas organizações criminosas que furtam gado para comercializar a carne clandestinamente na Grande Vitória e no interior do Espírito Santo.

De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, até o momento, sete prisões já foram realizadas, entre elas, a do dono de um supermercado localizado em Nova Rosa da Penha, em Cariacica, onde a carne clandestina estava sendo comercializada.

Nomeada de Abigeatus, a ação é coordenada pela Delegacia de Segurança Patrimonial (DSP) e acontece nos municípios de Viana, Cariacica e Santa Leopoldina, , onde deverão ser cumpridos dez mandados de prisão e outros 16 mandados de busca e apreensão.

Ao todo, 100 policiais civis estão envolvidos nas buscas, além de equipes da Casa Militar e de fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf-ES). Um helicóptero do Notaer (Núcleo de Operações de Transporte Aéreo) também sobrevoa a região.

A operação ainda está em andamento, mas, de acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, sete prisões já foram realizadas nesta manhã, bem como a apreensão de dinheiro, armas e de insumos, que comprovam a comercialização de carne sem procedência.

“Foram encontradas oito armas de fogo e quantidades de carne que comprovam essa venda ilegal para as pessoas. É um crime covarde, absurdo, uma insensatez muito grande dessas pessoas de vender esse tipo de material sem nenhuma condição sanitária”, pontuou Ramalhou.

Carne de cavalo

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, que também acompanha a operação, afirma que além do roubo e do abate de gado, as organizações criminosas também vendem carne de cavalo ilegalmente. Outros supermercados também são investidos.

Arruda pontua que, para além dos crimes de furto e de roubo, os criminosos cometem também crimes contra a saúde pública.

“Eles furtavam, roubavam, pegavam cavalo doente na pista, boi doente, animais sacrificados em razão de alguma acidente para o abate e transformavam em carne para a população. Não vamos permitir que eles enganem pessoas humildes com essa prática.

 

Leia mais

Após morte do prefeito por Covid-19, prefeitura de Araguanã (TO) passa por momento conturbado

Em meio à pandemia, o município de Araguanã, em Tocantins, passa por uma situação delicada em sua prefeitura. Isso porque o prefeito, Hernandes da...

Mais de 649 mil pessoas foram curadas de coronavírus no Brasil

Informações atualizadas até as 18h dessa quarta-feira (24) – Foto: EBC ...

Mais de R$ 65 milhões foram liberados para proprietários de pequenos negócios

Os donos de pequenos negócios já tiveram acesso,...

Comissão da Reforma Tributária se reúne com membros da CNI nesta quarta-feira (2)

A Comissão da Reforma Tributária do Congresso Nacional vai se reunir na próxima quarta-feira (2)  com membros da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e...

Leia também

Operação da PF investiga esquema de migração ilegal para os Estados Unidos

  A Polícia Federal está investigando um esquema que facilita a imigração ilegal de pessoas para os Estados Unidos. As investigações da Operação Tarrafa, deflagrada na...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Nordeste do País tem previsão de chuva forte em alguns estados nesta quinta-feira (29)

A previsão do tempo para esta quinta-feira (29) no Nordeste do País é de chuva forte no sul do Piauí e no oeste e...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste terá temporais e volumes de chuva elevados nesta quinta (29)

Esta quinta-feira (29) será de temporais e altos volumes de chuva no Centro-Oeste brasileiro. Os maiores acumulados de chuva são esperados entre o Mato...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Norte do país tem previsão de chuva, nesta quinta-feira (29)

Nesta quinta-feira (29), áreas de instabilidade no alto da atmosfera mantêm a condição para chuva forte na região Norte do país. Entre o Tocantins,...