Operação da PF investiga esquema de migração ilegal para os Estados Unidos

 

A Polícia Federal está investigando um esquema que facilita a imigração ilegal de pessoas para os Estados Unidos.

As investigações da Operação Tarrafa, deflagrada na terça-feira (27), começaram depois que duas pessoas tentaram tirar passaporte na Delegacia de Polícia Federal de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, usando documentos falsos. Elas foram presas em flagrante.

Depois das prisões, as investigações apontaram para outros suspeitos que moravam na cidade de Pescador, em Minas Gerais. A ação foi nomeada em alusão ao nome da cidade.

Segundo a PF, um cartório da cidade mineira pode ter envolvimento com o caso, fornecendo documentos falsos.

Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade mineira. Foram apreendidos aparelhos celulares, mídias e documentos, que serão analisados pela PF.

De acordo com a Polícia Federal, os investigados têm como prática o envio ilegal de pessoas da região mineira do Vale do Mucuri para os Estados Unidos.

Eles atuavam no esquema conhecido como “Cai Cai”, no qual utilizam crianças e adolescentes, ou até mesmo adultos se passando por adolescentes.

Essas pessoas eram usadas para simular um parentesco, com documentos falsos, e facilitar a entrada e permanência de maiores de idade nos Estados Unidos.

Ainda de acordo com a PF, os custos das viagens eram patrocinados por pessoas que depois recebiam quantias vultuosas de dinheiro daqueles que conseguiam entrar no país, como forma de pagamento pelos serviços.

Em muitos casos, os criminosos faziam documentos falsos de paternidade de menores, para permitir que outras pessoas usassem os documentos no esquema.

Leia mais

Mostra virtual abre seleção de artistas com cachês que somam R$ 80 mil, no Espírito Santo

Artistas podem se inscrever em sete categorias pelo site do festival até dia 6 de julho. O MoV.Cidade acontecerá nos meses de setembro e...

Wanderson Transportes abre mão de R$ 100 mil do fundo eleitoral; veja quem recebeu

O candidato a prefeito de Água Doce do Norte, Wanderson Leite (Wanderson Transportes), abriu mão das verbas do Fundo Eleitoral de Financiamento de Campanha...

Adolescente suspeito de cometer homicídio no bairro Altoé é apreendido

A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a...

Leia também

Polícia identifica suspeitos de matar menina de 2 anos e mulher no ES

Heloísa Dias Nascimento, de 2 anos, morreu após ser baleada — Foto: Reprodução/TV Gazeta A Polícia Civil identificou dois suspeitos das mortes da menina Heloísa Dias...

Enivaldo ameaça rescindir contrato de clinica contratada pela prefeitura

Em meio ao crescimento do número de pessoas...

Vila Pavão: Bolinha anuncia os primeiros secretários municipais

Wantuil Schraiber, o Tuíla (PROS), assumirá a secretaria de Esportes e Lazer e Valdecir Berger a secretaria de Finanças e Orçamento O prefeito eleito de...

Vendedor de veículos colatinense sofre grave acidente automobilístico em São Domingos do Norte

Nesta quinta-feira (03), por volta de 16h00min, o vendedor de carros Bruno Fabiano Dias, foi entregar uma Chevrolet S10 branca para um cliente que...