Operação bloqueia mais de 250 sites e aplicativos por crime de pirataria

Operação bloqueia mais de 250 sites e aplicativos por crime de pirataria

Operação cumpre 25 mandados de busca e apreensão em dez estados Foto: Ministério da Justiça

Em uma ação coordenada com as polícias civis de dez estados e com embaixadas, o Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagrou, nesta quinta-feira (5), a segunda fase da Operação 404 para combater a pirataria on-line.

Por determinação judicial, a operação cumpre 25 mandados de busca e apreensão nos dez estados, além do bloqueio ou suspensão de 252 sites e 65 aplicativos de streaming ilegal de conteúdo, desindexação de conteúdo em sites de busca e remoção de perfis e páginas em redes sociais.

Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, a linha de investigação é relacionada a pessoas físicas e jurídicas que têm violado sistematicamente os direitos autorais fonográficos, cinematográficos e de outras fontes, de forma organizada, com o objetivo de lucro e buscando lavar os recursos obtidos.

“Essa linha de investigação, à luz das apreensões já feitas, indica, não apenas crimes relacionados aos direitos autorais com objetivo de lucro, mas também lavagem de dinheiro e possível organização criminosa”, afirma André Mendonça.

O ministro informou que foram apreendidos carros de luxo e armas e identificado que um dos alvos da operação tem faturamento anual de R$ 94,5 milhões com os crimes praticados.

De acordo com o Ministério da Justiça, a pirataria on-line causa prejuízos à arrecadação do país e ao mercado formal de trabalho. Também coloca em risco o acesso a dados pessoais de quem consome os serviços quando, por exemplo, se instala um aparelho ilegal para ter acesso a filmes. No Brasil, a pena para quem pratica esse crime é de reclusão, de dois a quatro anos, e multa.

Ação integrada

A Operação 404, que reprime crimes praticados contra a propriedade intelectual na internet, tem a participação das polícias civis da Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

Também participam da ação as associações de proteção à propriedade intelectual, a embaixada dos Estados Unidos no Brasil e a embaixada do Reino Unido no Brasil. Nos Estados Unidos, foram identificados três domínios ilícitos que foram bloqueados por facilitar a violação criminal de propriedade intelectual.

O ministro André Mendonça destacou que a atuação em colaboração com outros países é fundamental para o combate aos crimes cibernéticos. “A criminalidade hoje ultrapassa as barreiras e as fronteiras entre os países, ela é transnacional. Hoje, o que vemos com essa operação é a aplicação prática de uma atuação que respeita tanto a cooperação interna como a internacional.”

A operação foi batizada com o nome 404 em referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página não foi encontrada ou está indisponível.

Início da Operação 404

A primeira fase da operação ocorreu em novembro de 2019. Na ocasião, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão, bloqueio e/ou suspensão de 210 sites e 100 aplicativos de streaming ilegal de conteúdo, a desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e a remoção de perfis e páginas em redes sociais.

Leia mais

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do país tem tempo com chuva, nesta quarta-feira (19)

A chegada de uma nova frente fria que vem do Sul do Brasil provoca chuva em boa parte da região Sudeste do país, nesta...

Veneciano está embarcado há 41 dias em país da América Central

O veneciano Diego Belmiro, Supervisor Irata e Inspetor...

Bomba encontrada na porta de candidato a prefeito no ES

O suposto artefato explosivo encontrado na frente da casa de um candidato a prefeito de Governador Lidenberg, no Noroeste do Espírito Santo, foi detonado...

Mais de 25 mil estudantes de instituições federais recebem chips do projeto Alunos Conectados do MEC

Mais de 25 mil chips foram entregues em 28 universidades federais e instituições da Rede Federal de educação profissional científica e tecnológica em todo...

Leia também

Encontro Alagoano de Gestores Eleitos tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Encontro Alagoano de Gestores Eleitos, realizado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em parceria com a Confederação Nacional...

Estimativa de receita do Fundeb para 2020 cai em 6,5%

A nova estimativa da receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) sofreu redução...

Pesquisa da Fiocruz aponta número elevado de mortes em domicílios do Rio de Janeiro

Pesquisa da Fiocruz mostra que, entre abril e setembro, a cidade do Rio de Janeiro apresentou 27 mil mortes acima do esperado, se comparado...

São Paulo recebe um milhão de doses da vacina para combate à Covid-19

O estado de São Paulo recebeu, nessa quinta-feira (03), 600 litros a granel da vacina Coronavac, que correspondente a um milhão de doses para...