Onze municípios do ES solicitaram o uso de medicamentos à base de cloroquina

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que até a última sexta-feira (26), 11 municípios capixabas sinalizaram oficialmente ao Governo do Espírito Santo que pretendem utilizar medicamentos à base de cloroquina em pacientes diagnosticados com coronavírus.

São eles: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, Itapemirim, Iúna, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul e Brejetuba. Desses, sete já estão com nota de liberação e com medicamento disponibilizado para retirada.

Por meio de nota, a Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (Geaf) explicou que a cloroquina, encaminhada pelo Ministério da Saúde, é distribuída após verificação do protocolo instituído pelo município para o uso do medicamento. Além disso, o município deve encaminhar também documentações e a solicitação do quantitativo a ser requerido, como determinado pela Circular Nº 343/2020.

Após validação, é realizada a liberação, tendo o município o prazo de até dois dias úteis para fazer a retirada do medicamento. As distribuições ocorrem de acordo com o estoque disponibilizado pelo Ministério da Saúde ao Estado.

Até o presente momento, não há evidências que recomendem o uso da cloroquina em pacientes com quadro leve. A prescrição deve ser realizada com esclarecimento livre e consentido por parte do paciente sobre os riscos e efeitos adversos potenciais nos enfermos.

Informações: Folha Vitória

Leia mais

BOLETIM SALA DE SITUAÇÃO – 11/04/2020

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, liderou uma nova reunião da Sala de Situação de...

Quatro pessoas são detidas e produtos furtados são recuperados em Nova Venécia

Uma ação da Polícia Militar e da Polícia...

Bolsonaro inaugura termoelétrica em Sergipe com capacidade de beneficiar 16 milhões de pessoas

Nesta segunda-feira (17), o presidente Jair Bolsonaro e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, acompanharam a cerimônia de inauguração da maior termelétrica...

Idaf participa de grupo de estudos em universidade

O papel importante do médico-veterinário que atua na defesa agropecuária do Estado, pelo Instituto de Defesa...

Leia também