ÔnibusGV lança opção para denunciar ausência do uso de máscara no Transcol

Compartilhe

Começou nessa segunda-feira (11) a obrigatoriedade do uso de máscara para passageiros do transporte coletivo da Região Metropolitana (Transcol). Com isso, uma nova atualização do aplicativo ÔnibusGV traz uma opção para denunciar o não uso de máscara nos coletivos.

“Temos pedido a colaboração de todos no combate ao novo Coronavírus e no transporte público não é diferente. Ao fazer a denúncia no aplicativo, o cidadão vai nos auxiliar com informações para que possamos identificar e realizar ações pontuais para que o uso da máscara no transporte seja respeitado, como fiscalização, ações de conscientização ou até mesmo distribuição de máscaras nas linhas e horários com mais denúncias”, explicou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

Para acessar a opção, basta baixar e instalar a atualização mais recente do aplicativo (disponível apenas para Android, por enquanto).

Também na segunda-feira (11), todos os coletivos do Transcol passaram a circular com a mensagem “Use Máscara” no letreiro para reforçar a importância do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) sempre que for necessários sair casa, inclusive ao utilizar o transporte coletivo.

E-book com dicas de prevenção

Quem utiliza o aplicativo ÔnibusGV também já pode fazer download de um e-book com informações sobre prevenção e cuidados para evitar o contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19). O e-book está disponível para download assim que o aplicativo Ônibus GV é aberto. Nele estão todas as informações sobre a doença como: o que é o Coronavírus, como acontece o contágio, quais os principais sintomas, quem corre mais riscos, quando se deve procurar um atendimento, e ressalta as medidas de prevenção que devem ser adotadas por cada um. Além disso, o informativo traz os cuidados que devem ser tomados para higiene e conservação das máscaras.

O Sistema Transcol vem adotando uma série de medidas para diminuir o risco de contágio no transporte coletivo desde o início das restrições de circulação em decorrência da pandemia. Entre elas estão o reforço na higienização dos coletivos com hipoclorito de sódio diluído, conforme orientações da Secretaria da Saúde (Sesa); reforço na limpeza dos terminais e disponibilização de sabonete nos banheiros, afastamento de colaboradores do sistema com mais de 60 anos, com comorbidades ou com sintomas gripais; retirada dos veículos com ar-condicionado de circulação; superdimensionamento da operação para garantir o transporte, minimizando o risco de contaminação; recomendação para que passageiros embarquem somente em veículos com assentos disponíveis; marcação das filas nos terminais e recomendação aos passageiros para manutenção do distanciamento mínimo de 1,5 metro, além da distribuição de álcool em gel e máscaras para os trabalhadores do sistema; e distribuição de máscaras para passageiros nos terminais.

Leia também

Pedestre fica ferido após ser atropelado por motociclista em Rio Bananal

Um homem de 40 anos foi atropelado por um motociclista de 26, no início da noite desta terça-feira...

Governo Federal lança serviço inédito de emissão de alertas de desastres em parceria com WhatsApp e Robbu

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), lançou, em parceria com o WhatsApp e...

RONDÔNIA: Equipes de Atenção Básica realizaram 2,4 mil consultas de pré-natal com seis ou mais atendimentos por gestante em 2021

Para prevenir e detectar precocemente doenças em gestantes e bebês, o Ministério da Saúde recomenda que as mulheres...

Athletico-PR apresenta oficialmente o volante Fernandinho

O Athletico-PR apresentou oficialmente nesta segunda-feira (27) o volante Fernandinho. E o meio-campista, que estava no Manchester City...

Polícia Federal prende três acusados de uso de dinheiro falso no Rio

Policiais federais fazem hoje (28) uma operação contra organização criminosa especializada no uso de dinheiro falso em Niterói,...

Prazo para regularizar dívidas com descontos acaba nesta quinta-feira (30)

Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para que empresários possam regularizar sua situação com o fisco. Até às...

Programa Municipal de Qualificação Profissional é lançado em Jaguaré

  O prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, sancionou, no último dia 07, a Lei 1.611, que institui o Programa...

Prefeito autoriza início das obras de urbanização e pista de caminhada no Condomínio dos Anjos

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos assinou nesta sexta-feira, 1º de julho, a Ordem...