Ônibus sem circular até dia 12 de abril e comércio três vezes na semana na Grande Vitória

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou nesta sexta-feira (02), o 49º Mapa de Risco. Na nova matriz de risco, 37 municípios do estado estão em Risco Extremo, 39 no Risco Alto, 03 no Risco Moderado e nenhum no Risco Baixo. Entre as principais medidas, Casagrande anunciou que o transporte público continua suspenso até o dia 12 de abril nas cidades classificadas no Risco Extremo.

Também são esperadas novas medidas de restrição de circulação de pessoas e de atividades sociais para conter a transmissão do novo coronavírus.

Efeitos do fechamento total

No domingo, a gente concluiu um período de quarentena, serão 18 dias. Ela foi definida por nós como forma de reduzir a transmissão do vírus. Isso vai ser notado daqui a pouco porque o efeito de uma quarentena demora um pouco mais de tempo, isso porque as pessoas que não foram contagiadas deixarão de fazer uma pressão sobre o sistema de saúde. Definimos a quarentena para que pudéssemos reduzir a internação de hospitais de outras enfermidades. Isso mostrou um resultado efetivo. Um dia após o início da quarentena, nós, em clínicas médicas tínhamos regulado 21 procedimentos e meio nesses 19 dias. Do dia 20 de março a 31 de março, essa média caiu para 14 procedimentos e meio a cada dia. Isso provou que a gente conseguiu aliviar e reverter leitos para covid.

Retorno do mapa de risco

Estendemos até domingo e disse que, a partir de segunda-feira, nós começaríamos novamente a seguir o mapa de risco. Tomamos uma decisão na quarentena abrangente, que fez efeitos no Estado todo. Nós precisávamos tomar uma atitude com relação a tentativa de redução de transmissão. A partir de segunda-feira, 5 de abril, voltaremos a definir nossas atividades de acordo com a classificação de risco dos municípios.

Segue transporte público suspenso

Mesmo seguindo a matriz de risco, desta semana que vai iniciar na segunda-feira, nós manteremos na semana que vem o transporte público suspenso. Suspenso até 12 de abril na região metropolitana. O transporte é foco de aglomeração e interação. Voltaremos no dia 12 na região metropolitana com alguns horários diferenciados de acordo com algumas atividades. Ônibus intermunicipais poderão funcionar com 50% de sua capacidade. Mas manteremos suspensos os ônibus interestaduais. Viagens de ônibus de outros Estados estarão suspensas até o dia 11 de abril.

37 cidades em risco extremo inclusive Grande Vitória

Na classificação do mapa de risco, temos dois municípios em risco moderado: Conceição da Barra e Ibitirama. Nós teremos 37 municípios em risco extremo. como os da região metropolitana, com todos os cinco da Grande Vitória. Na região da Grande Vitória, quando dois estiverem em risco maior, os demais acompanham os de risco maior pois é uma região conturbada. O mapa está praticamente vermelho e roxo mostrando a gravidade da situação, a intensidade da doença e do contágio no Espírito Santo.

Informações: Folha Vitória

Leia mais

Leia também