Ônibus Lilás retoma atividades e realiza atendimentos em Pedro Canário e Linhares • SiteBarra

Ônibus Lilás retoma atividades e realiza atendimentos em Pedro Canário e Linhares

A população dos municípios de Pedro Canário e de Linhares, no norte do Estado, receberam a Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Campo da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), mais conhecida como Ônibus Lilás, nessa quinta-feira (04) e nesta sexta-feira (05). As visitas contaram com diversos serviços e atendimentos gratuitos, tomando todos os cuidados de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19).

A Unidade Móvel atua como um espaço de interação entre sociedade civil e Governo do Estado, ampliando o alcance das políticas públicas e adequando-as às diferentes realidades, levando serviços especializados às mulheres que têm maior dificuldade de acesso à rede de atendimento. As atividades precisaram ser suspensas em 2020 por causa da pandemia e agora estão sendo retomadas.

Nos dois dias, foram realizadas rodas de conversa sobre a Lei Maria da Penha e violência doméstica. As ações foram organizadas pela equipe da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres (SubPM) da SEDH.

Em Pedro Canário, na quinta-feira, a população que passou pelo Assentamento Castro Alves contou ainda com assistência para cadastro no CadÚnico, vacinação, além de aferição de pressão e glicose.

Já nesta sexta-feira, a ação ocorreu na Comunidade Farias, em Linhares. Na oportunidade, a população também contou com atendimento da equipe do CRAS, serviços de saúde e também orientações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) quanto ao projeto Elas no Campo e na Pesca.

“A nossa intenção maior é ouvir a população, sobretudo as mulheres, e divulgar os serviços disponíveis de orientação e prevenção à violência doméstica. Precisamos suspender as atividades do Ônibus Lilás em 2020, por causa da pandemia da Covid-19, mas continuamos com atividades on-line e agora, com boa parte da população vacinada e tomando todos os cuidados, estamos conseguindo retomar este projeto. Nosso objetivo é contemplar as mulheres em sua diversidade”, destacou a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Juliane Barroso.

As atividades foram uma iniciativa da SEDH, por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com o Fórum Permanente de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres, e contou com o apoio das Secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); e de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades); do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedimes); das Prefeituras de Pedro Canário e Linhares; do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); e do Sindicato Rural de Linhares.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334 / 99926-4669
juliana.paiva@sedh.es.gov.br