ONG Voluntários do Bem promove ação de cadastro de doadores de medula óssea em Vila Pavão

Compartilhe

Ação no auditório da Praça  do Colono

 

 

 

A ONG Voluntários do Bem, promoveu na manhã do último sábado (11), no município, uma ação para cadastro de doadores de medula óssea. O evento foi realizado na Praça do Colono em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O trabalho desenvolvido pela ONG que atua em toda região norte/noroeste do estado, tem o apoio do Hemocentro de São Mateus. O trabalho consiste no preenchimento de formulário e coleta de 05 ml de sangue do possível doador para exame de compatibilidade. O resultado desse exame vai para um banco de dados a nível internacional, no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) que concentra doadores de medula óssea tanto do Brasil como de outros países, destacou presidente da entidade, Silmar Barbosa Neres.

Depois disso é feita a busca de compatibilidade e quando se identifica um possível doador, o voluntário é contatado. Confirmada a compatibilidade, o transplante pode ser concretizado.

Quando o doador é um irmão as chances de compatibilidade são de 25%; parentes 05%. Agora, quando a busca é feita em uma comunidade, a probabilidade da medula óssea de um paciente ser compatível com a do doador é de uma em 100 mil.

As pessoas confundem a medula óssea com a espinhal, mas elas não se relacionam. A medula óssea é o tutano do osso, um líquido gelatinoso.

Uma das doenças mais comuns que exige o transplante de medula óssea é a leucemia que atinge principalmente crianças e adolescentes. “Nosso foco hoje foi Vila Pavão, uma vez que, a etnia pomerana necessita de atenção especial, não que seja mais dependente de doadores, pelo contrário, pelo fato de serem etnias diferenciadas tal como as etnias quilombolas e indígenas, a busca por prováveis doadores pode ser maior que no restante da população” afirmou Silmar.

É importante frisar que uma recente portaria do Ministério da Saúde, limitou a idade dos doadores que antes era de 18 a 55, para 18 a 35 anos, o que provocou uma diminuição no número de coletas.

Segundo o presidente da ONG, no estado do Espírito Santo, existem atualmente mais de 400 pessoas na fila por transplante de medula óssea.

 secretária municipal de Saúde, Elaine Maria Trancoso destacou a importância do trabalho realizado pela ONG Voluntários do Bem no município, lembrando que além de cadastros de medula óssea e campanha de doação de sangue, a ONG vem desenvolvendo outras ações em Vila Pavão, como por exemplo, plantio de mudas de árvores nativas na área do Parque de Festas.

A programação do evento contou ainda com uma palestra, direcionada principalmente aos colaboradores, onde receberam informações detalhadas sobre a importância e a necessidade da doação de medula óssea, prática que ainda é desconhecida para muitas pessoas. O coordenador da ação aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, através da secretária Elaine Trancoso, que mobilizou toda sua equipe e juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde abraçaram a causa, dando total apoio à realização do evento.

 

 

Leia também

Ministro deve falar sobre a morte de Genivaldo no Senado

A Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado aprovou o convite ao ministro da Justiça, Anderson Torres,...

Conservador acusado de apalpar homens quando bêbado renuncia e cria nova crise para Boris

GUARULHOS, SP (FOLHAPRESS) - Mais um escândalo bateu à porta do premiê do Reino Unido, Boris Johnson. O...

Hortões municipais já produziram e entregaram 1.936 caixas de verduras, legumes e frutas

Os hortões municipais geridos pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) já produziram 1.936 caixas de legumes, verduras, frutas...

ES: vídeo mostra momento em que filho compra gasolina para incendiar corpo do próprio pai

Um vídeo registrado pela câmera de videomonitoramento de um posto de combustíveis no Sul do Espírito Santo mostra...

Tottenham anuncia a contratação do veneciano Richarlison

  O Tottenham anunciou, na manhã desta sexta-feira, a contratação do brasileiro Richarlison, que atuou pelo Everton nas últimas...

Policiais tiveram muito trabalho neste final e início de semana em São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Nova Venécia

Na tarde do último sábado (02), militares deslocaram ao Córrego Tibúrcio, zona rural de Nova Venécia, onde teria...