ONG: Espírito Santo ocupa 1ª posição em índice de transparência de dados do Coronavírus

Estado chegou ao primeiro ao passar a divulgar boletim diário com o número de leitos ocupados e a apresentar dados sobre a ocorrência de outras doenças respiratórias.

O ranking, que inclui todos os estados e o Governo Federal, é atualizado semanalmente — Foto: Reprodução/Open Knowledge Brasil

O Espírito Santo é o estado mais transparente na divulgação dos dados referentes ao novo coronavírus no Brasil, de acordo com o último boletim elaborado pela ONG Open Knowledge Brasil (OKBR), divulgado nesta quinta-feira (7).

O ranking, que inclui todos os estados e o Governo Federal, é atualizado semanalmente. O relatório completo está disponível no site da ONG.

O Espírito Santo, que já esteve no penúltimo lugar, chegou ao primeiro ao passar a divulgar boletim diário com o número de leitos ocupados e a apresentar dados sobre a ocorrência de outras doenças respiratórias.

A pontuação do Espírito Santo no último boletim da ONG foi de 98, de um máximo de 100 pontos.

Atraso no envio de dados

Prefeituras atrasam diariamente o envio de dados para a plataforma do Governo. De acordo com levantamento feito pelo SiteBarra, os números divulgados pelas prefeituras em seus informes são diferentes dos obtidos no painel. Veja mais aqui

Governo

Segundo o governo, a nota obtida mostra a rápida e constante evolução da transparência dos dados no estado, que inicialmente havia sido enquadrado na categoria opaca, na avaliação realizada no dia 9 de abril. Em uma semana, o Espírito Santo passou a ocupar o topo da escala, ficando entre os estados mais transparentes; e agora, menos de um mês depois, assumiu o primeiro lugar.

“A melhor forma de explicar a importância da transparência para o combate à pandemia é justamente o lema usado pela entidade avaliadora: dados abertos ajudam a salvar vidas. A informação livre e sem obstáculos é o ponto de partida para pesquisadores, mídia, sociedade civil e para o próprio cidadão. Todos esses atores podem, de alguma forma, ajudar. Mas precisam ter informações íntegras, atualizadas e acessíveis”, destacou o secretário de Controle e Transparência, Edmar Camata.

Como é feita a avaliação

A OKBR, também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na implementação e na defesa da transparência dos dados públicos.

O Índice de Transparência da Covid-19 da OKBR avalia a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia, publicados pela União e pelos estados em seus portais oficiais.

A análise é composta de três dimensões: conteúdo, granularidade e formato. Cada dimensão é constituída por um conjunto de aspectos avaliados separadamente, aos quais são atribuídos diferentes pesos para a elaboração da nota de zero a 100.

No item conteúdo, a avaliação leva em conta a diversidade de informações disponibilizadas, como o perfil detalhado dos pacientes (gênero, idade, doenças pré-existentes). Já em granularidade é analisado o detalhamento geográfico das informações, os microdados da situação por municípios e bairros. E a categoria formato leva em conta a facilidade de visualização do conteúdo, a apresentação de séries históricas e a disponibilização do formato dados abertos.

 

 

Leia mais

Encontro virtual para retomada da economia do Turismo chega à região Pedras, Pão e Mel

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realiza...

Uma pessoa morre e outra fica ferida em acidente em rodovia de São Gabriel da Palha

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida após...

Governo determina que peritos de 150 agências do INSS devem voltar ao trabalho imediatamente

Depois que peritos médicos do INSS se recusaram a voltar ao trabalho na última segunda-feira (14), o governo federal publicou um edital de convocação...

Leia também

Polícia Federal prende suspeitos de roubos na agências dos Correios de Água Doce do Norte

Dois suspeitos de roubos em agências dos Correios do Espírito Santo foram presos em uma operação da Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (28). Segundo...

Pesquisadores brasileiros alertam comunidade internacional sobre risco de aumento de diversas doenças no país

Dez pesquisadores brasileiros publicaram uma carta na revista científica The Lancet, renomado periódico de medicina, em que fazem um alerta para o risco de...

ES: Tribunal Regional Eleitoral fará audiência pública entre candidatos a prefeito de Vitória para combater fake news

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Espírito Santo fará uma audiência pública online entre candidatos a prefeito de Vitória para combater fake news. O...