Onde pedir cartão de crédito e ser aprovado com rapidez

Compartilhe

Conheça as alternativas disponíveis no mercado e os cuidados necessários para a contratação.

 

O cartão de crédito pode funcionar como um aliado do orçamento doméstico, quando bem administrado. Afinal, possibilita dividir as compras com valores mais altos, em parcelas que cabem no bolso. No entanto, ter acesso ao crédito nem sempre é fácil. Muitas vezes, o processo pode ser burocrático, demorado e terminar com a solicitação negada.

A dificuldade acontece porque muitos bancos, fintechs e lojas consideram o score do consumidor na hora de aprovar a concessão do cartão de crédito. O sistema de pontuação tem base no histórico de crédito do cliente, incluindo questões relacionadas ao pagamento de dívidas e a comportamentos financeiros de maneira geral.

Situações como atrasar a quitação de parcelas, ficar inadimplente e ter o nome negativado contribuem para a redução dos pontos. Na avaliação de quem oferece o crédito, o consumidor que tem um score baixo possui maiores chances de ficar inadimplente e, por isso, enfrenta mais dificuldades para ter a solicitação aprovada.

Esta é uma realidade que pode impactar muitas pessoas no país. De acordo com a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) mais recente, divulgada no final de novembro pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mais de um quarto das famílias brasileiras (25,6%) estão inadimplentes.

Ainda segundo o estudo, o cartão de crédito é o principal motivo de inadimplência, correspondendo a 84,9% das dívidas não quitadas.

Mercado oferece alternativas

Diante dos entraves na busca por crédito para boa parte da população, o mercado tem criado alternativas, tornando possível que o consumidor encontre um cartão de crédito fácil de aprovar.

Lojas, fintechs e até alguns bancos têm oferecido opções menos burocráticas e que não têm o score como principal critério para concessão. Os cartões Digio Internacional, Next Internacional, Santander SX, Nubank Gold, Neon Internacional, do Banco Inter, do Magazine Luiza e do Carrefour são algumas alternativas disponíveis.

No entanto, na hora da contratação, é preciso alguns cuidados. “O cartão é um meio de crédito muito importante para o consumidor e é ótimo que ele conheça alternativas que viabilizem esse produto, sem muita burocracia”, analisa o co-CEO da Meu Acerto, Rodrigo Costa.

Mas é preciso ter atenção. “Muita gente age como se o cartão de crédito fosse um ‘dinheiro extra’, quando, na verdade, ele é um empréstimo que você faz com o banco hoje e paga no mês que vem”, alerta o executivo.

Para Rodrigo Costa, o crédito é positivo para aqueles que estão com a vida financeira em dia e têm controle sobre as finanças. No entanto, pode ser um risco se o indivíduo está endividado ou tem dificuldades de se organizar financeiramente. “Por isso, a minha recomendação para quem está em uma situação financeira delicada é buscar alternativas para negociar as dívidas que já possui, em vez de correr atrás de um cartão de crédito fácil de aprovar. Ter o nome limpo e a vida financeira em dia é o primeiro passo para obter crédito aprovado no mercado, com mais facilidade.”

Conforme a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), os consumidores também devem ter atenção aos juros cobrados pelos cartões de crédito. Ao pagar apenas o valor mínimo da fatura, há incidência de juros que aumentam a dívida de forma significativa, o que pode ser o primeiro passo para a inadimplência.

Foto: Pixabay/Pexels

Pobres mulheres

Leia também

INDICADORES: preço do café robusta continua em alta nesta sexta-feira (19)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a sexta-feira (19) com queda de 0,19% no preço...

Homem é assassinado a tiros na saída de bar após carona em Baixo Guandu

A noite que era de confraternização terminou em tragédia promovida pela violência na noite desta sexta-feira (12), no...

Mulher é esfaqueada por colega de trabalho em Água Doce do Norte

A polícia militar de Água Doce do Norte, foi convidada a comparecer no Córrego Santa Cruz na manhã...

ES: mulher é vítima de importunação sexual dentro de ônibus; homem foi preso

  Uma gerente de loja de 37 anos foi vítima de importunação sexual dentro de um ônibus do Sistema...

Servidores iniciam construção de faixa elevada no bairro Ipiranga, em Barra de São Francisco

A equipe de servidores da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Guarda Civil Municipal de Barra de São...

Acontecimentos policiais neste final de semana em São Gabriel da Palha e Nova Venécia

Na tarde de sábado último (13), policiais militares e civis cumpriram mandado de busca e apreensão no bairro...

Mutirão de limpeza segue pelos bairros e distritos de Barra de São Francisco

Servidores, maquinários e caminhões da secretaria de Limpeza e Serviços da prefeitura de Barra de São Francisco, seguem...

Inscrições do Barchettino ainda estão abertas e passeio de barcos promete trazer emoção para a Cappitella

  O Barchettino promete trazer muitas emoções na edição deste ano, durante a 4ª Cappitella. O último dia da...