Óleo encontrado em Guriri é do mesmo material que atingiu litoral em 2019

Segundo a Marinha, o material foi encontrado na segunda (29) e na terça (30) na praia de Guriri, em São Mateus.

Pequenos fragmentos de óleo foram encontrados em praia do Norte do ES — Foto: Divulgação/Marinha

Amostras analisadas dos fragmentos de óleo encontrados nesta semana na praia de Guriri, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, indicam que o material é do mesmo tipo de óleo que chegou à costa brasileira em 2019.

A informação foi divulgada pela Marinha. No ano passado, o Espírito Santo foi o 10º estado brasileiro a ser atingido.

Segundo a Marinha, foram encontrados fragmentos na segunda-feira (29) e na terça (30) em Guriri. Na terça foram encontradas 54 gramas do material.

Ainda de acordo com a Marinha, as amostras dos fragmentos de óleo retiradas das praias estão sendo encaminhadas para análise do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM).

A Marinha, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), bem como autoridades ambientais dos estados e municípios, permanecem realizando ações de monitoramento e, caso seja necessário, equipes serão deslocadas para remoção desses pequenos fragmentos.

Manchas reapareceram em outros estados

Segundo a Marinha, na terça também foram encontrados fragmentos de óleo na praia de Tabatinga, no Rio Grande do Norte; nas praias Lagoa do Pau, da Bica e de Peroba, em Alagoas; e na praia Jardim de Alah, na Bahia.

 

Leia mais

Leia também