Oito municípios da Região Sul têm situação de emergência reconhecida por desastres naturais

Oito cidades da Região Sul tiveram a situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional. Cinco delas cidades registram estiagem: Ametista do Sul, Cristal do Sul e Nonoai, no Rio Grande do Sul, Arabutã, em Santa Catarina, e Prudentópolis, no Paraná. 

Além disso, os municípios paranaenses de Coronel Vivida e Enéas Marques registraram chuva de granizo e Santa Mônica foi atingida por um vendaval.

Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, explica que qualquer município afetado por desastres naturais pode solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, desde que tenham o reconhecimento federal da situação de emergência concedido.

“Os municípios que tiveram reconhecimento federal de situação de emergência podem fazer a solicitação de recursos para as ações de resposta, que compreende socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e também para as ações de recuperação. Os pedidos devem ser encaminhados via S2id, que é a principal plataforma do sistema nacional de proteção e defesa civil.”

Todo o processo de solicitação de recursos e de reconhecimento federal deve ser feito por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br. 

Para saber mais sobre as ações de defesa civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.

Foto: Arquivo/Agência BrasilFoto: Arquivo/Agência Brasil


Leia mais

Leia também