Oficina discute projeto-piloto de regularização ambiental no Espírito Santo

Compartilhe

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e a Federação da Agricultura (Faes) realizaram, em parceria com órgãos e instituições dos setores ambiental, de pesquisa e de assistência técnica, uma oficina de planejamento para a implantação de um projeto-piloto do Programa de Regularização Ambiental Produtiva (Pravaler). O evento aconteceu nessas terça-feira (29) e quarta-feira (30), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES), em Vitória.

De acordo com o gerente de licenciamento e controle florestal do Idaf, Fabrício Zanzarini, o projeto piloto visa à recuperação das áreas de passivo ambiental identificadas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), associadas a cultivos produtivos sustentáveis, com geração de renda para os proprietários rurais. O projeto também irá auxiliar na regulamentação do Programa de Regularização Ambiental (PRA), no Espírito Santo, inclusive, com a criação de modelos de recuperação que possam ser reproduzidos no restante do Estado.

“Estamos discutindo e desenvolvendo em conjunto ferramentas para uma política florestal sustentável, voltada para a recuperação e a proteção da Mata Atlântica e dos recursos hídricos do nosso Estado, associada à produção”, disse Zanzarini. 

Participaram da oficina representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), das Secretarias da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), além do Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural do Espírito Santo (Incaper), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e das empresas Suzano e Vale.

 

Pravaler

O Pravaler é uma iniciativa da CNA em parceria com a EMBRAPA e o SFB, além da Cooperação Internacional Alemã no Brasil – GIZ, e também dos órgãos governamentais responsáveis pela gestão florestal nos Estados.

O programa foi criado a partir dos resultados das pesquisas desenvolvidas no Projeto Biomas e mostra ao produtor, na prática, como agregar sustentabilidade à produção.

 

Texto: Rafaely Lyra

 

Leia também

Crise climática pode ser combatida com monetização de reflorestamento

Ações inspiradas e alicerçadas na natureza para resolver problemas do mundo global. As Soluções Baseadas na Natureza (SBN),...

Mais de R$ 700 mil em calçamento para Vila Paulista

O Presidente da Câmara de Vereadores de Barra de São Francisco, Lemão Vitorino (PSD), comemorou a publicação no...

Ministério da Mulher lança plano de enfrentamento à violência contra crianças

O Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos anunciou hoje (18) o lançamento do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra...

Menino de 9 anos morre em acidente de moto no Norte do Espírito Santo

O menino Murilo Figueiredo Meireles, de nove anos, morreu em um acidente de moto, na noite deste domingo...

Grave acidente entre motos mata mulher e deixa jovem ferido em Ecoporanga

Uma mulher morreu e um jovem ficou ferido em um grave acidente entre duas motos no início da...

Motorista perde controle de veículo e invade residência no interior de Barra de São Francisco

Um homem ficou ferido após perder o controle do veículo em que dirigia e colidir contra uma casa...

Servidores iniciam revitalização da Pracinha em frente ao pinicão

Servidores da secretaria de Limpeza e Serviços da prefeitura de Barra de São Francisco, estão realizando limpeza geral...

MG: Seis cidades mineiras atingidas por desastres receberão R$ 852,1 mil

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou, nesta sexta-feira (20), o repasse de...