Ocupa Cidade: projeto debate ocupação cultural dos espaços públicos

O projeto OCUPA CIDADE surgiu a partir da necessidade de se discutir a ocupação cultural de espaços públicos urbanos. Idealizado pelo articulador e produtor cultural Bruno Lima, a iniciativa busca colocar a questão em pauta de forma interdisciplinar, a partir dos desdobramentos da inovação, empreendedorismo e da economia criativa.

Após uma primeira temporada, em 2020, no canal da TV Ufes no YouTube, este ano, com o auxílio da Lei Aldir Blanc, o OCUPA CIDADE será apresentado em forma de podcast. Foram produzidos seis episódios, cada um direcionado a um tema com convidados relacionados à temática, como Fabrício Noronha, secretário de Estado da Cultura; Luzia Toledo, subsecretária da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória, para a pasta de turismo; Jadir Pela, reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), e Luanna Esteves, comunicadora e apresentadora de TV.

Segundo Bruno Lima, o objetivo do projeto é mobilizar toda a cadeia produtiva do Espírito Santo. “A ideia é promover reflexões a partir de visões plúrimas. Para isso, foram envolvidos nomes de diversas áreas do conhecimento, entre especialistas, empreendedores, acadêmicos, fazedores de cultura, políticos, produtores culturais e estudiosos da economia criativa de um modo geral”, explica.

Os podcasts são apresentados por Bruno Lima e pela atriz e produtora cultural Gab Kruger e serão lançados a partir de uma agenda, que terá início nesta terça-feira (27), com o primeiro episódio. Eles estarão disponíveis em áudio, no Spotify, às 07 horas de cada data, e também em vídeo, no YouTube, às 19 horas. Também serão transmitidos na Rádio Universitária 104.7 FM, às 14 horas das datas de lançamento de cada episódio.

Vale mencionar que, além dos podcasts, o OCUPA CIDADE promoveu como contrapartida social uma oficina para jovens da comunidade de São Pedro, em Vitória. Com certificação pelo Ifes, os participantes puderam aprender sobre a parte técnica de um podcast, ensinados pelo facilitador Estevão de Paula, ligado ao projeto.

 

Primeiro Ciclo: Cidades e Ocupação Cultural

 

O OCUPA CIDADE nasceu no final de 2020, durante os meses de distanciamento social, por meio do canal da TV Ufes no YouTube. O primeiro ciclo, à época denominado Cidades e Ocupação Cultural, contou com a participação da Frente Capixaba de Artistas e Produtores Culturais e se configurou por meio de um webinar.

Como convidados, participaram interlocutores de urbanismo, da cultura, acadêmicos e estudiosos da economia criativa para uma conferência sobre o processo de ocupação cultural dos espaços públicos das cidades, em especial, analisando o caso da cidade de Vitória.

 

OCUPA CIDADE: PODCASTS

Lançamento: 27 de julho de 2021

Apresentação por Bruno Lima e Gab Kruger

 

Plataformas

 

Spotify: https://bit.ly/ocupacidadespotify 

 Youtube: https://www.youtube.com/channel/UClJnHIu3oH9_ph_I7WGRoEg 

 

Episódios

 

Episódio 1:  Patrimônio Histórico e Identidade Cultural do Espírito Santo

Luanna Esteves, Fabrício Matos, Elisa Taveira

Disponível em 27/07

 

Episódio 2: Cultura e Meio Ambiente

João Batista Wyatt, Sandro Firmino e Felipe Ramaldes

Disponível em 03/08

 

Episódio 3:  Uso Cultural de Espaços Públicos e Inovação

Jadir Pela, Angelo Delcaro, Daniela Bissoli e Naiara Calliani

Disponível em 10/08

 

Episódio 4: Impactos e Desafios da Covid-19 na Ocupação Cultural dos Espaços Públicos

Fabrício Noronha, Priscila Ceolin e Ana Morena

Disponível em 17/08

 

Episódio 5: Impactos e Desafios da Covid-19 na Ocupação Cultural – Carnaval

Luzia Toledo, André Félix, Jocelino Silva Junior  e Cris Couri

Disponível em 24/08

 

Episódio 6: Impactos e Desafios da Covid-19 na Ocupação Cultural – Vacina

Renata Weixter e Pablo Pacheco

Disponível em 31/08

  

Nas Redes

https://www.facebook.com/Ocupa-Cidade-Podcast-103673362000817 

https://www.instagram.com/ocupacidade/