Obras do Portal do Príncipe são iniciadas em Vitória

Compartilhe

Foto: Rodrigo Araujo/Governo-ES

Tiveram início nesta terça-feira (04) as obras do complexo viário do Portal do Príncipe, em Vitória. Um conjunto de intervenções viárias que vão melhorar o trânsito na chegada à Capital pela Segunda Ponte. O governador Renato Casagrande esteve no canteiro de obras para acompanhar o início dos trabalhos, acompanhado pelo secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, e pelos engenheiros responsáveis.

Ao todo, o investimento será de R$ 42.688.800,00. O prazo para execução das obras é de 18 meses, sendo que os três primeiros meses foram dedicados a realização do projeto.

O governador Casagrande lembrou que, além da implantação e alargamento de vias, o projeto contempla uma série de melhorias para a região:

“Vamos transformar essa região sul de Vitória, incluindo áreas de lazer e de esportes. A Avenida Alexandre Buaiz vai passar a ter seis faixas em um investimento de 42 milhões de reais, facilitando o fluxo de veículos de quem vem de Vila Velha pela Cinco Pontes e de Cariacica pela Segunda Ponte. É uma obra importante não somente para a Capital, mas para toda Região Metropolitana”, reforçou.

O secretário Fábio Damasceno lembrou que o Governo do Estado iniciou as intervenções no ano de 2014, mas o contrato acabou sendo cancelado pela administração seguinte. “Por isso foi necessário fazer uma nova licitação. Então, aproveitamos para revisar e fazer melhorias no projeto para não só entregar uma melhoria viária, mas também um equipamento público para atividade de lazer e esportiva para a população do entorno”, disse.

As intervenções no Portal do Príncipe são umas das obras prioritárias do Governo do Estado na área da mobilidade e vão beneficiar tanto quem chega à Vitória via Segunda Ponte, quanto a comunidade que mora ou frequenta a região. As obras do Portal do Príncipe foram contratadas via Regime Diferenciado de Contratação Integrada. Assim, o Estado possui o anteprojeto e a empresa vencedora do processo licitatório desenvolve os projetos e executa a obra.

Além da implantação e alargamento de vias, o anteprojeto também prevê uma reconfiguração urbanística do local, com uma nova iluminação; implantação de praças, quadras poliesportivas; parquinho; academia ao ar livre, etc. Também serão realizadas melhorias nos acessos e saídas do porto, permitindo que ele opere 24 horas por dia.

Melhorias previstas:

– Implantação e alargamento de vias;

– Implantação de rede subterrânea de cabeamento;

– Nova iluminação pública;

– Nova sinalização de trânsito com instalação de semáforos inteligentes, para a melhor fluidez do trânsito;

– Melhorias nos acessos e saídas do Porto, permitindo a operação 24 horas;

– Ponte seca passa a ser exclusiva para pedestres;

– Novas calçadas e ciclovias;

– Urbanização de áreas remanescentes, com a implantação de quadras poliesportivas, pista de skate, áreas de lazer, parquinho, academia ao ar livre, bicicletário e uma nova urbanização.

Imagens do projeto: http://abre.ai/axWb

Leia também

Gestores Municipais que receberam as vacinas

Oi, gente, aqui é a Karina, e hoje tem mais um episódio do nosso podcast. O tema é...

Thiago Crei: DJ foi morto porque filmou encontro com suspeito, diz polícia

    Thiago Crei foi encontrado morto em terreno baldio em Vila Velha — Foto: Reprodução/Rede social A Polícia Civil prendeu...

Estudo do Ministério da Economia indica caminhos para mitigar escassez de semicondutores

O Ministério da Economia lançou recentemente o Plano de Ação: Produção de Componentes Semicondutores no Brasil, que se...

Fisiobus começa a atender em Monte Sinai na próxima segunda, 4 de julho

Depois de atender nos distritos de Paulista, Itaperuna e Vargem Alegre, o Fisiobus, ônibus adaptado para realização de...

Falcão é o novo responsável pela carreira do Luva de Pedreiro

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - Falcão, um dos maiores nomes da história do futsal, é o novo responsável...

Dia D da Busca Ativa Escolar de Nova Venécia acontece às quintas-feiras

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), seguindo o cronograma do Dia...

Depen tem meta de gerar 100 mil vagas prisionais até 2023

Uma das metas do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, é gerar...

Studios, a nova sensação do mercado imobiliário

As vantagens e facilidades de adquirir um imóvel compacto Com forte presença nos projetos imobiliários das construtoras e imobiliárias,...