“O tempo está a nosso favor”, diz Paulo Hartung sobre construção de 3ª via para 2022

O economista Paulo Hartung, que já foi deputado estadual, deputado federal, prefeito de Vitória, senador e governador do Espírito Santo, acredita que a terceira via vai vingar na corrida presidencial de 2022.

Ele rebate as cobranças para que o grupo, que ele chama de “centro expansivo” (cada dia surge um nome diferente), apresente logo um candidato. “O tempo é curto? Eu acho que o tempo joga é a nosso favor”, disse, em entrevista a O Antagonista.

Hartung, que está sem partido, participa ativamente das conversas nos bastidores para se tentar chegar a uma alternativa a uma nova polarização entre PT e Jair Bolsonaro. O político admite que as vaidades e os projetos pessoais resistem, mas considera as negociações em curso “de alto nível”.

O ex-governador também defende ser possível o surgimento de um candidato não populista, mas pondera que a terceira via precisará ser encarnada por alguém que tenha capacidade de conciliar razão e emoção. Ele avalia que a democracia brasileira, apesar de suas instituições fragilizadas, no entender dele, está “em amadurecimento”.