O PASSEIO DO TIO E DO SOBRINHO A CAPITAL MINEIRA

Compartilhe

O Eneir Guerra resolveu levar o seu sobrinho para passear em Belo Horizonte. Pegamos o ônibus da Viação Pretti e seguimos para Colatina, local onde embarcaríamos no trem para a capital mineira. Para economizar a grana que era curta pernoitamos no Hotel Rex, aquele que fica próximo da Rodoviária.
Nada pra fazer a noite sentamos na praça principal de Colatina. O Eneir sugeriu que deveríamos seguir a primeira irmã com a bíblia na mão e entrar na igreja que ela entrasse. Foi a primeira vez que entrei na Igreja Maranata. No final um homem de terno orou para que a nossa viagem transcorresse bem.
Levantamos cedo e ajeitamos as nossas malas para pegar o trem. Enquanto o Eneir estava no banheiro eu procurava um pano para limpar o sapado e não encontrava nada. Olhei para aquela cortina roxa do Hotel Rex e pensei com os meus botões como é que alguém coloca uma cortina roxa. Vi que a cortina era tão velha que rasgava com qualquer puxão. Dei uma puxada e uma tira de vinte centímetros de cima abaixo veio parar em minhas mãos. Peguei um pedaço para limpar os sapatos e enfiei o restante na bolsa do Eneir sem que ele percebesse.
O trem estava lotado, porem, conseguimos lugares para sentar. O Eneir na janela e eu no corredor. Uma moça bonita veio com uma mala grande, daquelas que parece de papelão. O meu tio querendo se engraçar para o lado da garota, que viajava em pé, foi logo se oferecendo para segurar a mala. A moça me entregou a bagagem e eu apenas a empurrei para cima do cavalheiro ao lado. A mala foi direto no Ray Ban do rapaz e fez um estrago. Tive que ouvir até chegar a BH.
Viajar sem dinheiro é difícil. A hospedagem foi na casa do Gilson, amigo do Eneir. Gente boa o Gilson. Ele nos recebeu com muita alegria. O meu tio foi desfazer a mala e viu um pedaço de tecido roxo no meio de suas roupas. Não acredito que você rasgou a cortina do hotel e colocou um pedaço na minha bolsa. Eu disse que já estava preparando a minha defesa caso o homem do hotel fosse fazer o chek-out. É claro que o culpado era ele. A prova do crime estava na bolsa dele e não na minha.
O tio Eneir teve a coragem de levar o sobrinho ao cinema e foi logo entrando para ver uma película para adultos intitulada: De k para a lua. Bateu um sentimento de culpa nele e não passou cinco minutos e já estava chamando para sair. Entramos em outro cinema e assistimos a um filme nacional estrelado pela Fernanda Torres, de nome: A marvada carne. O filme é ruim com força. Conta a briga de uma família por causa de um pedaço de carne. Miséria pura.
Fomos aos principais pontos turísticos de Belo Horizonte. No Mineirão foi a minha maior emoção. Pisei no gramado onde Reinaldo havia jogado muito pelo Galo e não pude conter as lagrimas. Esta emoção foi inventada pelo Eneir. Ele contou a mentira tantas vezes para os outros na minha presença que eu me convenci que de fato eu cai em prantos quando vi as fotos do Reinaldo e quando pisei no gramado do Mineirão.

Texto: Creumir Guerra
Creumir Guerra é Promotor de Justiça no Estado do Espírito Santo

Veja mais sobre Creumir Guerra

Leia também

STF discutirá constitucionalidade das taxas de prevenção a incêndios estaduais; entenda

O Supremo Tribunal Federal (STF) irá analisar a validade das taxas cobradas por estados para prevenir incêndios, resgates...

Incêndios florestais afetam qualidade do ar no Norte do país; saiba como proteger as crianças

Lugar de criança é brincando na rua, certo? Depende! Em dias de muita fumaça e poluição causada por...

Boi gordo registra forte baixa no preço nesta segunda-feira (27)

A cotação do boi gordo começou esta segunda-feira (27) com forte queda de 2,30% e o produto é...

SPOT: Unicef orienta sobre cuidados com crianças expostas à fumaça no norte do país

Lugar de criança é brincando na rua, certo? Depende! Em dias de muita fumaça e poluição causada por...

‘Deduzi que ele foi para o campo de batalha e não voltou’, diz tia de brasileiro do exército ucraniano desaparecido

  Marcello Monteiro Macedo Júnior é combatente voluntário do exército ucraniano e está desaparecido desde o último 21 de...

Refis 2023: prazo para aderir ao programa é prorrogado até 28 de dezembro

O prazo para aderir ao Programa de Incentivo à Regularização Fiscal do Distrito Federal (Refis-DF 2023) foi prorrogado...

Como saber o resultado de perícia INSS?

Quando se trata de saúde e bem-estar, poucas situações são tão angustiantes quanto aguardar o resultado de perícia...