O PASSEIO DO TIO E DO SOBRINHO A CAPITAL MINEIRA

Compartilhe

O Eneir Guerra resolveu levar o seu sobrinho para passear em Belo Horizonte. Pegamos o ônibus da Viação Pretti e seguimos para Colatina, local onde embarcaríamos no trem para a capital mineira. Para economizar a grana que era curta pernoitamos no Hotel Rex, aquele que fica próximo da Rodoviária.
Nada pra fazer a noite sentamos na praça principal de Colatina. O Eneir sugeriu que deveríamos seguir a primeira irmã com a bíblia na mão e entrar na igreja que ela entrasse. Foi a primeira vez que entrei na Igreja Maranata. No final um homem de terno orou para que a nossa viagem transcorresse bem.
Levantamos cedo e ajeitamos as nossas malas para pegar o trem. Enquanto o Eneir estava no banheiro eu procurava um pano para limpar o sapado e não encontrava nada. Olhei para aquela cortina roxa do Hotel Rex e pensei com os meus botões como é que alguém coloca uma cortina roxa. Vi que a cortina era tão velha que rasgava com qualquer puxão. Dei uma puxada e uma tira de vinte centímetros de cima abaixo veio parar em minhas mãos. Peguei um pedaço para limpar os sapatos e enfiei o restante na bolsa do Eneir sem que ele percebesse.
O trem estava lotado, porem, conseguimos lugares para sentar. O Eneir na janela e eu no corredor. Uma moça bonita veio com uma mala grande, daquelas que parece de papelão. O meu tio querendo se engraçar para o lado da garota, que viajava em pé, foi logo se oferecendo para segurar a mala. A moça me entregou a bagagem e eu apenas a empurrei para cima do cavalheiro ao lado. A mala foi direto no Ray Ban do rapaz e fez um estrago. Tive que ouvir até chegar a BH.
Viajar sem dinheiro é difícil. A hospedagem foi na casa do Gilson, amigo do Eneir. Gente boa o Gilson. Ele nos recebeu com muita alegria. O meu tio foi desfazer a mala e viu um pedaço de tecido roxo no meio de suas roupas. Não acredito que você rasgou a cortina do hotel e colocou um pedaço na minha bolsa. Eu disse que já estava preparando a minha defesa caso o homem do hotel fosse fazer o chek-out. É claro que o culpado era ele. A prova do crime estava na bolsa dele e não na minha.
O tio Eneir teve a coragem de levar o sobrinho ao cinema e foi logo entrando para ver uma película para adultos intitulada: De k para a lua. Bateu um sentimento de culpa nele e não passou cinco minutos e já estava chamando para sair. Entramos em outro cinema e assistimos a um filme nacional estrelado pela Fernanda Torres, de nome: A marvada carne. O filme é ruim com força. Conta a briga de uma família por causa de um pedaço de carne. Miséria pura.
Fomos aos principais pontos turísticos de Belo Horizonte. No Mineirão foi a minha maior emoção. Pisei no gramado onde Reinaldo havia jogado muito pelo Galo e não pude conter as lagrimas. Esta emoção foi inventada pelo Eneir. Ele contou a mentira tantas vezes para os outros na minha presença que eu me convenci que de fato eu cai em prantos quando vi as fotos do Reinaldo e quando pisei no gramado do Mineirão.

Texto: Creumir Guerra
Creumir Guerra é Promotor de Justiça no Estado do Espírito Santo

Veja mais sobre Creumir Guerra

Leia também

Santa Rosa da Serra, em Minas Gerais, vai receber mais de R$ 750 mil para ações de defesa civil

A cidade de Santa Rosa da Serra, em Minas Gerais, vai receber R$ 754,5 mil para ações de...

Prefeitura de Barra de São Francisco já cadastrou 44 taxistas para receber o benefício emergencial

Bem-Taxista, criado pela Emenda Constitucional nº 123 para o enfretamento do estado de emergência por causa do preço...

MP autoriza participação privada na exploração

O presidente da República, Jair Bolsonaro, editou a Medida Provisória nº 1.133/2022, que autoriza a participação do setor...

Preso suspeito de assassinar companheiro da ex no Centro de São Domingos do Norte

A Delegacia de Polícia (DP) de São Domingos do Norte, em operação com a Polícia Militar, prendeu, nesta...

Poranga goleia América no aspira e nos titulares na 2ª rodada da Copa Rural de Barra de São Francisco

A bola rolou neste domingo (14), pela segunda rodada da Copa Rural de futebol amador em Vila Poranga....

Barra de São Francisco vai criar Comitê de Enfrentamento às Mudanças Climáticas

A Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA) preparou esta semana a minuta do Projeto de Lei...

Pré-selecionados do Fies têm até sexta-feira (19) para concluir inscrição

Os universitários aprovados no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)  devem completar a inscrição até sexta-feira (19). Os candidatos...

Incêndio de grandes proporções atinge área de vegetação em Vitória

    Incêndio de grandes proporções atinge área de vegetação em Vitória — Foto: Notaer/Divulgação Um incêndio de grandes proporções atingiu...