O partido Morena, liderado por López Obrador, dispara na frente nas eleições mexicanas


O Instituto Nacional Eleitoral (INE) do México informou neste domingo que os resultados preliminares das eleições parlamentares realizadas neste domingo (6) dão vantagem ao partido Movimento Nacional de Regeneração (Morena), do presidente Andrés Manuel López Obrador,que lidera a votação para a Câmara dos Deputados e pode alcançar entre 190 e 203 cadeiras.

Em mensagem por meio de rede nacional, o presidente do INE, Lorenzo Córdova, divulgou os dados da contagem rápida da eleição para a Câmara dos, que é composta por 300 deputados eleitos por voto majoritário e 200 pelo proporcional.

Depois de esclarecer que os resultados oferecidos são preliminares e que os eleitos poderão ser conhecidos a partir da próxima quarta-feira, Córdova lembrou que o Morena obteve uma faixa de votação para deputados que vai de 34,9 a 35,8 por cento, o que garantiria entre 190 e 203 deputados. 

O Partido da Ação Nacional (PAN), de direita, alcançaria uma faixa de votos entre 18,5 e 19,3 por cento, para entre 106 e 117 cadeiras.

O antigo Partido Revolucionário Institucional (PRI) teria de 63 a 75 cadeiras (entre 17,8 e 18,5 por cento dos votos) e o Partido da Revolução Democrática (PRD) de 12 a 21 deputados, após obter entre 3,5 e 3,9 por cento dos votos expressos no domingo.

A contagem rápida mostrou que o Partido Verde (PV) estaria representado na Câmara com 40 a 48 legisladores, enquanto o Partido do Trabalho (PT) teria de 35 a 41 parlamentares, o Movimento Cidadão de 20 a 27 e o Encontro do Partido Social (PES) acrescentaria seis assentos, informa a Telesul.

Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador

Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador (Foto: REUTERS/Henry Romero)

Leia mais

Leia também