Nutricionistas do Himaba recebem homenagem nesta segunda-feira (31)

Nesta segunda-feira (31) é celebrado o dia do Nutricionista. No Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, administrado pelo Instituto Gnosis, os profissionais foram homenageados com um mural de fotos relativas à profissão. Todos receberam ainda bombons e máscaras de tecido para proteção contra o novo Coronavírus (Covid-19).

A homenagem foi realizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização do Himaba e pelo setor de Recursos Humanos da unidade. Atualmente, 12 nutricionistas atuam no Himaba. A coordenadora do setor de Nutrição, Heloisi Passos, explicou a função desses profissionais na Instituição.

“O nutricionista clínico faz o atendimento aos pacientes, ajustes de dieta e terapias nutricionais específicas. Já os de produção, que envolve o lactário e cozinha, são os responsáveis por garantir que o que a clínica prescreveu vai ser entregue. Também fazem a supervisão da produção da comida que é servida no refeitório para colaboradores e acompanhantes”, pontuou Heloisi Passos.

Para ela, ser nutricionista é alimentar sonhos. “É você lidar com as inseguranças da pessoa, esclarecer os mitos e verdades, levar essa verdade científica sobre o alimento. Nosso trabalho vai muito além de simplesmente cuidar da alimentação, tem toda uma questão social e emocional envolvida. É muito gratificante ser homenageado no nosso dia”, afirmou a coordenadora.

O Dia do Nutricionista é comemorado nesta data em homenagem à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), fundada em 31 de agosto de 1949. Posteriormente, a ABN foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionista e, depois, pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

 

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).


Leia mais

Leia também