Número de casos de Covid-19 voltará a aumentar no Espírito Santo, diz secretário de Saúde

 

O número de casos de Covid-19 voltará a aumentar no Espírito Santo. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (21) pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, em uma rede social.

Segundo o secretário, o aumento acontecerá por conta dos diversos inquéritos sorológicos, da mudança de critério de testagem e da investigação de contatos domiciliares.

Na última semana foi anunciado que todos profissionais da rede estadual de educação e todos pacientes com sintomas gripais serão testados.

Ainda de acordo com Nésio, o aumento não será uma “segunda onda” da doença no estado.

“Nas próximas semanas teremos um aumento no número de casos observados de Covid-19 no ES. Teremos muitos pacientes positivos nos diversos inquéritos e pela mudança de critério de testagem e investigação de contatos domiciliares. Por enquanto, não será a ‘segunda onda'”, postou o secretário.

O estado vem apresentando queda no número de contágio. O mapa de risco mais recente não apresenta municípios em risco alto para a Covid-19 e apenas três estão em risco moderados. Todas as outras 75 cidades capixabas estão em risco baixo para a transmissão da doença.

Na última sexta (18), o estado registrou o menor número de mortes em 24 horas dos últimos quatro meses.

“As internações hospitalares e o comportamento do óbito por Covid-19 são os principais marcadores de uma ‘segunda onda’ concreta. Nossa meta é diagnosticar muito e bloquear melhor a cadeia de transmissão. Ter muitos casos será um fator de busca/enfrentamento”, explicou.

O secretário ainda ressaltou a importância de manter o cuidado durante a recente flexibilização das atividades econômicas e sociais.

“Desde o início da pandemia temos dito que podemos viver momentos de abertura/restrição alternados. Agora viveremos semanas de ampla retomada das atividades sociais e econômicas. Respeitando os protocolos sanitários e fazendo muito diagnóstico/bloqueio, preservaremos vidas”, postou.

Leia mais

Veneciano Richarlison vira garoto-propaganda de programa de doações para pesquisas sobre covid-19

Veneciano Richarlison O atacante Richarlison, do Everton e da...

Governo repassa R$ 649 milhões para compra de medicamentos para apoio à saúde mental

A quantia será destinada para a aquisição de 22 tipos de medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica Foto: Agência Brasil O Ministério da Saúde...

Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações terá sua primeira edição em outubro

Outubro passou a ser o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações Foto: Banco de Imagens Outubro passou a ser o Mês Nacional da Ciência,...

Leia também

Operação da PF investiga esquema de migração ilegal para os Estados Unidos

  A Polícia Federal está investigando um esquema que facilita a imigração ilegal de pessoas para os Estados Unidos. As investigações da Operação Tarrafa, deflagrada na...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Nordeste do País tem previsão de chuva forte em alguns estados nesta quinta-feira (29)

A previsão do tempo para esta quinta-feira (29) no Nordeste do País é de chuva forte no sul do Piauí e no oeste e...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste terá temporais e volumes de chuva elevados nesta quinta (29)

Esta quinta-feira (29) será de temporais e altos volumes de chuva no Centro-Oeste brasileiro. Os maiores acumulados de chuva são esperados entre o Mato...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Norte do país tem previsão de chuva, nesta quinta-feira (29)

Nesta quinta-feira (29), áreas de instabilidade no alto da atmosfera mantêm a condição para chuva forte na região Norte do país. Entre o Tocantins,...