Núcleo de Educação Fiscal leva informação para professores e servidores municipais

Compartilhe

A importância dos impostos, os critérios utilizados para a divisão de receitas e a emissão de documentos fiscais por produtores rurais são temas que geram muitas dúvidas entre a população e também entre servidores municipais. Para que esses assuntos sejam mais bem trabalhados nas prefeituras e compreendidos pela população, o Núcleo de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda (Sefaz) tem organizado diversos programas de capacitação.

No próximo mês de março será feita uma capacitação para os servidores dos municípios de Governador Lindenberg e Sooretama. Também devem participar o prefeito e vice-prefeito de Governador Lindenberg. Entre os objetivos do encontro estão o treinamento de servidores do Núcleo de Atendimento ao Contribuinte (NAC), a explicação dos critérios que envolvem o Índice de Participação dos Municípios (IPM), temas gerais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), entre outros pontos.

“Em fevereiro nós fizemos uma apresentação para cerca de 90 professores e profissionais da rede de ensino municipal de Muniz Freire. Participaram do evento servidores da Secretaria Municipal de Educação e representantes de oito escolas municipais. Levando esse assunto às escolas nós contribuímos para formar cidadãos conscientes sobre a importância socieconômica dos tributos”, disse o coordenador do Núcleo de Educação Fiscal, o auditor fiscal Thiago Venâncio.

“Em outra frente, capacitando servidores das Secretarias de Finanças, mostramos como o município pode aumentar sua participação nos repasses de ICMS feitos pelo Governo Estadual e, com isso, levar mais desenvolvimento para o município”, completou Venâncio.

Curso Disseminadores de Educação Fiscal

Nos meses de março e abril o Núcleo de Educação Fiscal iniciará uma nova turma do curso “Disseminadores de Educação Fiscal”, na modalidade EaD, especialmente voltada para professores e servidores do município de Muniz Freire.

“O curso terá uma parte teórica e outra na qual deverá ser elaborado um Projeto de Educação Fiscal. A ideia de levar o “Disseminadores” para o município partiu de uma servidora do NAC de Muniz Freire que participou do curso no segundo semestre do ano passado e solicitou uma versão do curso voltada para os servidores do município”, lembrou o coordenador do Núcleo de Educação Fiscal.

Para ter mais informações sobre as capacitações ou inscrições para o curso Disseminadores da Educação Fiscal basta enviar um e-mail para nef@sefaz.es.gov.br.

Leia também

Vital 2022: saiba quais atrações já estão confirmadas na festa que volta a Vitória

O Vital, tradicional micareta capixaba que teve a última edição realizada em 2006, voltará a ser realizado nos...

Canção de veneciano é selecionada e vira trilha sonora de documentário

  Nova Venécia é um celeiro de talentos, e isso não há como negar. A vez, agora, é do...

Bolsonaro vem ao ES participar da Marcha para Jesus

  O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou presença no evento que ocorrerá no dia 23 de julho. ”Vamos estar na...

Vacinação contra a gripe é ampliada para toda população no Espírito Santo

Já está válida em todo Espírito Santo a ampliação para a população em geral da vacinação contra a...

Após WO de adversária, Bia Haddad avança à semi em Eastbourne

A brasileira Bia Haddad entra em quadra às 7h (horário de Brasília) desta sexta-feira (24) em busca de...

Defesa Civil repassa mais de trezentos mil reais para Itamarandiba, em Minas Gerais

O Governo Federal autorizou nesta segunda-feira (27), o repasse de mais de trezentos mil reais para ações de...

Jovem foi morto a pauladas por 5 homens após discutir com namorada de um deles, diz polícia

  Um vídeo de câmera de segurança registrou o momento que um homem, Vinicius Santos Neves, de 25 anos,...