Novos processos para retirada de medicamentos estão suspensos em quatro Farmácias Cidadãs Estaduais

A partir desta terça-feira (24), a abertura de novos processos para a retirada de medicamentos nas Farmácias Cidadãs Estaduais de Cariacica (Metropolitano), Serra, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim estão suspensas. Apenas serão realizadas a abertura de novos processos para a solicitação de Enoxaparina e medicamentos para pessoas transplantadas. Nas demais unidades (Vitória, Vila Velha, Colatina, São Mateus, Aracruz, Venda Nova do Imigrante, Nova Venécia e Guaçuí), a abertura de novos processos permanece normalizados.

No entanto, o atendimento para a retirada dos medicamentos permanece inalterado, e seguem de acordo com o horário marcado para cada usuário.

De acordo com a coordenadora da Gerência de Assistência Farmacêutica (GEAF), Gabrieli Freitas, a suspensão ocorre devido à redução no número de servidores do setor de abertura de processos, que precisaram se afastar das atividades por estarem no grupo de risco para o Covid-19.

“Em casos muito graves, o paciente poderá entrar em contato com nosso Fale Conosco pelo site da Farmácia Cidadã Estadual, para que possamos avaliar as possibilidades de atendimento”, disse Gabrieli Freitas.

Para acessar o Fale Conosco da Farmácia Cidadã Estadual, clique aqui.

Retirada de medicamentos continua normalizada

Para evitar aglomeração de pessoas e a presença de usuários dos grupos de risco para o Covid-19, a Gerência de Assistência Farmacêutica (GEAF) da Secretaria da Saúde (Sesa) listou uma relação de cuidados a serem adotados por quem for realizar a retirada de medicamentos em uma das 12 unidades das Farmácias Cidadãs Estaduais espalhadas pelo Espírito Santo.

Visando uma maior comodidade, os medicamentos poderão ser retirados por um procurador (poderão ser indicados até três procuradores por paciente). Essa procuração não precisa ser registrada em cartório e pode ser encontrada no site da Farmácia Cidadã Estadual. É importante que cada usuário leve sua caneta para assinar documentos no local.

Além disso, para evitar aglomerações, a gerência orienta que os usuários cheguem minutos antes do horário marcado para o atendimento, já que os dias e horários são agendados com antecedência. A medida visa reduzir o número de pessoas aglomeradas aguardando atendimento.

Todas as pessoas que chegarem às Farmácias Cidadãs devem lavar as mãos com água e sabão, ou fazer a higienização com álcool gel 70%. Também é importante que, ao tossir ou espirrar dentro das dependências das Farmácias, as pessoas cubram o nariz e a boca com um lenço descartável ou com o braço, e não com as mãos.

Outra recomendação que deve ser seguida não apenas nas farmácias, mas no dia a dia de todas as pessoas, é evitar tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos não lavadas, e manter a lavagem das mãos com água e sabão com frequência.

“Se estiver doente ou com suspeita da doença fique em casa! Faça a remarcação do seu atendimento através dos telefones 3636 8417 ou 3636 8418. Caso necessite sair em público e não tenha um procurador, use máscara, evitando a disseminação do vírus”, ressaltou a coordenadora da GEAF, Gabrieli Freitas.

 

Leia mais

Boa Esperança começa vacinação de rotina em adolescentes e adultos nesta sexta-feira (19)

Para garantir a atualização do cartão e as...

Homem de 62 anos mata a irmã com golpe de cavadeira em Jaguaré no Norte do Estado

Foto ilustrativa Um homem de 62 anos foi preso,...

Visitas em presídios federais seguem suspensas por mais 30 dias

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) decidiu prorrogar por 30 dias a suspensão de visitas nas penitenciárias federais....

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do país tem aberto, nesta quarta-feira (22)

A região Sudeste do país tem previsão de tempo aberto, nesta quarta-feira (22), em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Espírito...

Leia também

“Caminho longo pela frente”: panorama mostra participação do setor privado no saneamento básico brasileiro

Não é só a Covid-19 que entra na lista de doenças que se agravaram em diversas partes do Brasil por falta de saneamento básico....

Ao reduzir burocracia, novo marco legal pode acelerar liberação de testes clínicos em humanos

A pandemia do novo coronavírus e a corrida pelo desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas reacenderam o debate sobre os processos burocráticos que envolvem...

Qualidade da merenda escolar depende de ações pontuais das prefeituras, afirma presidente da Undime

Em entrevista exclusiva ao Brasil 61, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Martins Garcia, afirmou que a...

Espírito Santo chega a 2.666 mortes e 74.568 curados em 88.543 casos de Coronavírus

O Espírito Santo registrou, até esta quinta-feira (6), 2.666 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 88.543. O índice de letalidade...