Novo Projeto é uma nova oportunidade para os jovens de São Francisco

Compartilhe

Romildo Alves Ferreira

Um projeto lei de autoria do prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSD), está voltado para jovens de 13 a 17 anos, que estará sendo lançado em breve pela Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Guarda Municipal, sob a coordenação do capitão PM da reserva, Romildo Alves Ferreira, atual subsecretário municipal de Comunicação.

O projeto de lei 1.198/21 foi aprovado no final do ano passado e sancionado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) que, desde o início de sua gestão, vem demonstrando grande preocupação com a criminalidade juvenil crescente em Barra de São Francisco, principalmente entre os jovens de famílias mais carentes do município.

“Estou muito empolgado com o projeto. O nosso prefeito, realmente, tem demonstrado uma enorme vontade de ajudar esses jovens mais carentes a encontrarem caminhos que os conduzam a uma vida digna, escapando de armadilhas como o uso de drogas e a criminalidade. Inicialmente, vamos começar com 50 jovens, mas queremos chegar a 200 o mais rápido possível”, comemora o capitão Romildo.

De acordo com ele, o projeto está em fase de estruturação e contará com a parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) , que já cedeu uma quadra, onde serão desenvolvidas atividades físicas, além de palestras, seminários, debates, aulas sobre cidadania, preservação do meio ambiente, criminologia, noções de saúde e primeiros socorros, e também da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), Secretaria Municipal da Mulher, Habitação e Assistência Social (Sehmas) e do Meio ambiente (Semmas), entre outras.

Os jovens que ingressarem no projeto, de início, receberão uma ajuda de custo de R$ 320,00, o que corresponde a 10 Unidades de Referência (UR) do município.

Para participar, esses jovens deverão ter renda mínima familiar inferior a três salários mínimos, estarem matriculados em escola pública e participando das atividades curriculares. Possuir pessoas com deficiência em seu vínculo familiar direto também é requisito para entrar no projeto, embora não seja limitante. Os jovens desenvolverão as atividades em turnos diferentes dos turnos escolares, ou seja, quem estuda pela manhã participa do projeto à tarde e vice-versa.

“Já temos um instrutor, o tenente PM da reserva, Gilmar Dutra, que possui grande experiência na área e irá dar aulas e promover atividades junto aos jovens, com apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Ministério Público, entre outros órgãos”, descreve o capitão Romildo.

Banda Marcial

Outra atividade do projeto será a formação de uma banda marcial, em parceria com a Secultur. “Queremos criar uma banda marcial de altíssimo nível, capaz de incutir nesses jovens o interesse pela música e pelos valores cívicos, inclusive com a participação em desfiles cívicos que venham a acontecer no município”, informa o militar.

Enivaldo dos Anjos, prefeito de Barra de São Francisco

Leia também

Novo técnico do PSG diz que quer manter Neymar na equipe

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Christophe Galtier, anunciado como novo técnico do PSG, despistou os rumores sobre a...

Homem morre em acidente em rodovia no interior de Boa Esperança

  Uma pessoa morreu em um acidente entre uma caminhonete e uma motocicleta, na tarde desta terça-feira, dia 05,...

Prazo para regularizar dívidas com descontos acaba nesta quinta-feira (30)

Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para que empresários possam regularizar sua situação com o fisco. Até às...

Associação entrega ofício ao governador Casagrande em busca de apoio para finalizar creche do bairro Irmãos Fernandes

A Associação de Moradores do bairro Irmãos Fernandes, por intermédio do presidente, Mazinho do Hospital, fez dois ofícios...

Polêmica com Pabllo Vittar e Zé Felipe tem troca de farpas e até hashtag

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Num tom irônico, a cantora Pabllo Vittar fez críticas ao YouTube, questionando o...

Estudo propõe termos mais simples para reclassificar obesidade

Um estudo conduzido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP) propõe um novo tipo...

CHEGOU! veja como ficou a nova Clínica de Hemodiálise de Barra de São Francisco

Neste sábado, dia 2 de julho de 2022, um sonho começa a ser realizado em Barra de São...

Gestores Municipais que receberam as vacinas

Oi, gente, aqui é a Karina, e hoje tem mais um episódio do nosso podcast. O tema é...