Novo Mapa de Risco tem 11 municípios do Espírito Santo em risco alto para a Covid-19

O Governo do Espírito Santo anunciou, neste sábado (22), o 19º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (24) e o domingo (30).

Ao todo, 22 municípios capixabas estão classificados em risco baixo, outros 45 estão em risco moderado e 11 em risco alto. Nesta última categoria, a maior parte dos municípios é das regiões Norte e Noroeste do estado.

Essa classificação define regras para o funcionamento de atividades comerciais e serviços para cada grupo de municípios.

Em pronunciamento pelas redes sociais no último dia 14, o governador adiantou que uma nova Matriz de Risco, que define as classificações, será implantada em setembro, levando em consideração, principalmente, o número de mortes por causa da doença em cada cidade.

Classificação válida entre 24 e 30 de agosto:

Risco alto: Águia Branca, Barra de São Francisco, Colatina, Ecoporanga, Itapemirim, Linhares, Mucurici, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, São Mateus e Vila Valério.

Risco moderado: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Cariacica, Castelo, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Itarana, João Neiva, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Risco baixo: Água Doce do Norte, Alegre, Aracruz, Atílio Vivácqua, Boa Esperança, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Fundão, Irupi, Itaguaçu, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Marilândia, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vila Pavão.

Mapa de Risco

A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril, levando em consideração o coeficiente de incidência da doença. No dia 4 de maio, o Mapa de Risco passou a contar a taxa de ocupação dos leitos de UTI.

No dia 18 de maio, a Matriz de Risco Ampliada entrou na terceira fase com a inserção da taxa de letalidade, do índice de isolamento social e a porcentagem da população acima dos 60 anos – considerado como grupo de risco.

A nova Matriz de Risco Ajustada entrou em vigor no dia 13 de agosto, permitindo que todas as cidades capixabas fossem classificadas de forma individual, sem influência do grau de risco dos municípios vizinhos.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Leia mais

Na linha de frente do combate ao coronavírus, enfermeira do Espírito Santo vê filho uma vez por mês

Desde que a pandemia teve início, Aline só conseguiu ver o filho Benjamin duas vezes. Reportagem: TV Gazeta

Inpe emite aviso meteorológico para chuva forte em quase todo Espírito Santo

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu alerta para chuva forte nas próximas 48h para quase todo o Espírito Santo. São esperadas chuvas...

Zequinha Brasileiro destaca Indicações atendidas pela Prefeitura de Nova Venécia

O vereador de Nova Venécia, José Maria Primo, popular Zequinha Brasileiro (PSB), destacou nesta semana o atendimento de diversas indicações de sua autoria. Agradecendo...

Ministro da Saúde se reúne com governo do Rio Grande do Sul e discute apoio no combate ao coronavírus

Ministro interino, Eduardo Pazuello, o diagnóstico precoce para combater a doença Foto: Governo do Rio Grande do Sul O Governo Federal e os governos dos...

Leia também

Polícia realiza operação contra lavagem de dinheiro e tráfico de drogas no ES

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de...

Polícia Civil realiza operação de combate ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro no Espírito Santo

  A Polícia Civil iniciou, na manhã desta sexta-feira (22), uma operação com o objetivo de combater uma organização criminosa de tráfico de drogas e...

Pandemia leva TV Gazeta a cancelar entrevistas em estúdio

Globo e suas afiliadas decidiram que só farão debates no primeiro turno onde haja acordo entre os partidos para que participem apenas os quatro...

INDICADORES: Preço do boi gordo registra alta nesta terça-feira (22)

A cotação da arroba do boi gordo começou a terça-feira (22) com alta de 0,75% e o produto é negociado a R$ 249,85 em...