Novo Mapa de Risco do Espírito Santo aponta cinco municípios em risco alto para a Covid-19

São eles: Afonso Claudio, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Mantenópolis e Ecoporanga. Anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande em pronunciamento pelas redes sociais.

36º Mapa de Risco da Covid-19 no Espírito Santo — Foto: Divulgação/Governo ES

36º Mapa de Risco da Covid-19 no Espírito Santo — Foto: Divulgação/Governo ES

Por Any Cometti, G1 ES

O 36º mapa de risco da Covid-19 divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Governo do Espírito Santo aponta que cinco cidades capixabas estão em risco alto para a contaminação pelo coronavírus. São elas: Afonso Claudio, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Mantenópolis e Ecoporanga.

No mapa anterior, seis cidades estava em risco alto para a doença. Apenas Ecoporanga e Mantenópolis continuaram na classificação.

O número de municípios em risco moderado aumentou, de 48 para 51. E caiu o número dos que estão em risco baixo, de 24 para 22. Todos os municípios da Grande Vitória estão em risco moderado.

O novo mapa foi apresentado em um pronunciamento do governador Renato Casagrande (PSB) nesta sexta-feira (18). Durante o pronunciamento, Casagrande falou da reunião que teve com o presidente Jair Bolsonaro no dia 8 de dezembro.

“O presidente informou naquele momento que abriria um crédito de R$ 20 bilhões para comprar vacinas, independente da origem, desde que estivessem autorizadas pela Anvisa. Um passo importante, porque o nosso pedido sempre foi de que o governo federal coordenasse o Plano Nacional de Imunização, pudesse fazer a aquisição de todas as vacinas. Os governos estaduais, junto com os municipais, faremos a distribuição e a efetivação do plano de imunização”.

Comparativo entre o 36º e o 35º Mapas de Risco da Covid-19 do Espírito Santo — Foto: Divulgação/Governo ES

Comparativo entre o 36º e o 35º Mapas de Risco da Covid-19 do Espírito Santo — Foto: Divulgação/Governo ES

Casagrande também falou sobre a importância da vacinação como forma de evitar mortes pela Covid-19.

“Se o brasil conseguir efetivar o trabalho de fazer chegar a saúde a todos os brasileiros, e nós a todos os capixabas, nós não perderemos mais tantas vidas. Nós vamos salvar vidas, que é a nossa preocupação agora. E ao mesmo tempo, podemos dar dinamismo à economia”.

De acordo com o governador, o Estado já está preparado para aplicar as doses da vacina contra o coronavírus.

“Nós temos uma capacidade de aplicarmos essa vacina, e o Espírito Santo já se preparou. Nós já compramos as seringas, já compramos todos os insumos necessários para que o nosso plano aqui no Estado seja feito com muita rapidez e efetividade. Até porque, estamos chegando na segunda fase da pandemia, estamos vendo o número crescente de casos”.

Por fim, Casagrande deixou um apelo para que os capixabas evitem fazer festas e aglomerações durante as comemorações de fim de ano, e que reforcem os protocolos de segurança para evitar uma grande quantidade de mortes pela Covid-19 durante o verão.

“É um período difícil de controlar, em que as pessoas historicamente sempre interagiram, congregaram muito. Está chegando o Natal e o Ano Novo. Se encararmos esse período e tivermos um comportamento como sempre tivemos, nos anos anteriores, vamos ter muita tristeza neste período. Se não nos conscientizarmos de que o momento exige distanciamento, nós podemos ter um verão com muita tristeza, porque muitas pessoas poderão ser internadas e parte dessas pessoas poderão perder a vida. Este momento é diferente de todos os outros que passamos”.

Leia mais

Leia também