Novo mapa de risco da Covid-19 tem 41 municípios em risco alto e 37 moderados

Nesta segunda-feira, 13, entra em vigor o 13º Mapa de Risco para a Covid-19 no Espírito Santo, que é valido até o domingo, 19.

No novo mapa, 41 cidades seguem em risco alto e outras 37 em risco moderado. Não há nenhum município em risco baixo ou risco extremo.

Entram em risco alto Afonso Claudio, Apiacá, Atílio Vivácqua, Brejetuba, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Pinheiros, Sooretama, Venda Nova do Imigrante e Vila Valério.

Saem do risco alto para o moderado Boa Esperança, Divino de São Lourenço, Fundão, Guaçuí, João Neiva, Montanha, Mucurici, Ponto Belo, Santa Teresa e Viana.

Essa classificação define regras para o funcionamento de atividades comerciais e serviços de acordo com a classificação.

Os municípios de risco alto, por exemplo, passam a ter o comércio funcionando de maneira alternada, fechando aos finais de semana.

A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril, considerando apenas o coeficiente de incidência. Em maio, foi inserida a matriz de risco como ferramenta do mapa, constando o coeficiente de incidência e taxa de ocupação de leitos de UTI.

Em 18 de maio, a matriz de risco foi ampliada com a inserção da taxa de letalidade, índice de isolamento social e % da população acima de 60 anos.

O mapa de risco segue orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle do estado.

Novo mapa de risco da Covid-19 tem 41 municípios em risco alto e 37 moderados

Leia mais

Leia também