Agremiação de Santo Antônio conquistou 179,6 pontos. A apuração dos desfiles aconteceu nesta quarta-feira (13) no Sambão do Povo, em Vitória.
Por Maíra Mendonça e Any Cometti, g1 ES/ TV Gazeta
A Novo Império é a grande campeã do Carnaval de Vitória em 2022. Com 179, 6 pontos, a agremiação da região de Santo Antônio, na Capital, obteve a primeira colocação entre as escolas do Grupo Especial.
“A gente só trabalhou para poder dar alegria a esse povo”, declarou o presidente da Novo Império, Alessandro Souza, após a conclusão da apuração dos desfiles, que aconteceu nesta quarta-feira (13), no Sambão do Povo.

Vitória da Novo Império, no Sambão do Povo, em Vitória — Foto: Fernando Madeira/Rede Gazeta
Com a Vitória da Novo Império, uma escola de Vitória volta a ser campeã do carnaval após 13 anos. Essa é a sétima estrela conquistada pela agremiação, que havia sido campeã pela última vez ainda na década de 1980.
Este ano, a Novo Império levou para a avenida o enredo “Santo Antônio, olhai por nós!”. Além da história do santo e seu legado de ensinamentos, a agremiação das cores azul, rosa e branco, também retratou o pedido de fiéis que recorrem a Santo Antônio em momentos de aflição. Durante o desfile, a bateria da escola levantou a arquibancada.

Novo Império é a campeã do Carnaval de Vitória em 2022
- Carnaval 2022 em Vitória: assista aos desfiles de sábado
- Carnaval 2022 em Vitória: assista aos desfiles de sexta-feira
A segunda colocada entre o grupo de elite do carnaval foi a Mocidade Unida da Glória (MUG), com 179,3 pontos, seguida da Andaraí, que conquistou 178,8 pontos. Confira a pontuação final de cada escola do Grupo Especial:
- Novo Império – 179,60
- MUG – 179,30
- Andaraí – 178,80
- Boa Vista – 178,60
- Jucutuquara – 178,50
- Piedade – 177,30
- Imperatriz do Forte – 175,70
Ao todo, nove quesitos foram avaliados:
- Bateria
- Samba-enredo
- Evolução
- Harmonia
- Enredo
- Alegorias e adereços
- Fantasias
- Comissão de Frente
- Mestre-Sala e Porta-Bandeira
- A Mocidade Serrana foi a campeã entre as escolas do Grupo de Acesso B e, no próximo ano, passará a desfilar na sexta-feira, entre as escolas do Grupo de Acesso A. A escola obteve 177,6 pontos.
- A Chegou O Que Faltava foi a campeã entre as escolas do Grupo de Acesso A e, no próximo ano, passará a desfilar no sábado, com as escolas do Grupo Especial. A agremiação da região da Grande Goiabeiras, em Vitória, que levou um enredo sobre a história do milho para a avenida, obteve 179,8 pontos, entrando assim para a elite do carnaval capixaba.
- A Rosas de Ouro foi a última colocada entre as escolas que desfilaram no Grupo A, com 176,5 pontos. Por isso, foi rebaixada. No próximo ano, a escola desfilará no Grupo B, na quinta-feira.
- A Imperatriz do Forte foi a última colocada entre as escolas do Grupo Especial, com 175,7 pontos. Por esse motivo, no ano que vem a escola desce para o Grupo de Acesso A, passando a desfilar na sexta-feira.