Novo espaço vai oferecer atividades gratuitas com foco na cultura, economia, tecnologia e inovação para empreendedores criativos

Compartilhe

Funcionando como um espaço multidisciplinar, com ações gratuitas voltadas para o desenvolvimento da economia criativa, da tecnologia e da inovação, em que a cultura é o meio de interconexão entre esses setores, o Hub ES+ inicia suas atividades a partir deste mês. Localizado no Centro de Vitória, o espaço será inaugurado no próximo dia 10, às 17h, com evento cultural aberto ao público.

Primeiro hub público de economia criativa e inovação do Espírito Santo, dedicado a acolher e fortalecer empreendimentos criativos e culturais, o projeto integra o programa ES+Criativo, do Governo do Estado do Espírito Santo, sob coordenação da Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Com gestão e administração pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o Hub ES+ é composto por diversos equipamentos e conta ainda com o Lab Café, cujo foco é a economia criativa da gastronomia e cafeicultura local. O prédio está situado na Praça Costa Pereira, cuja localização é estratégica para abarcar a circulação de pessoas, a diversidade, a inclusão social e a revitalização do Centro Histórico de Vitória.

A cerimônia de inauguração contará com presença do governador Renato Casagrande; dos secretários de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas; da diretora do IBCA, Larissa Delbone; do diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Luiz Toniato; e da presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini.

De acordo com Fabricio Noronha, o Hub ES+ é a materialização, em um espaço físico, do trabalho que a Secult vem desenvolvendo desde 2019, a partir do programa ES+Criativo, realizado em conjunto com diversas outras instituições, formando parcerias a fim de fomentar políticas públicas para impulsionar a área de economia criativa no estado. “O objetivo é a valorização da criatividade, do capital intelectual e do valor simbólico-cultural, com uma perspectiva de desenvolvimento que proporcione também a geração de trabalho e renda”, ressalta o secretário.

Ele acrescenta que a cultura e a economia criativa representam 3,11% do PIB brasileiro. Além disso, observa, o Espírito Santo é o sétimo estado brasileiro com maior alcance desses setores. “É importante destacar que o Hub ES+ foi concebido em parceria com a Secti, estabelecendo conexão com o universo da inovação, das startups. São diversos ecossistemas em sinergia, e isso é muito importante para o sucesso desses projetos.”

Outro aspecto que Noronha destaca é o fato de o Hub ES+ funcionar como ponto de apoio, oferecendo os suportes mais variados aos empreendedores criativos. “Se a pessoa tem uma ideia de projeto, se já conduz um empreendimento, e deseja se capacitar mais ou melhorar algum aspecto de seu trabalho, dentro desse universo criativo, ela pode contar com uma equipe especializada que vai recebê-la e oferecer orientação. O hub é o espaço de acolhimento do empreendedor criativo capixaba”, afirma.

A programação do Hub ES+ vai oferecer encontros culturais, oficinas, palestras e feiras empreendedoras, entre diversos eventos e formações mensais com início a partir de outubro e inscrições gratuitas. O espaço funcionará de segunda-feira a sábado, das 8h às 20h, com atendimento ao público e disponibilidade para uso dos espaços, a partir de reservas pré-agendadas. Com as atividades, o hub ampliará o acesso da população a conhecimentos e técnicas para potencializar a criação e o desenvolvimento de ideias e negócios criativos e culturais.

Leia também

Prazo para quitar dívidas com parcelamento no Desenrola Brasil vai até dezembro

O Dia D do programa Desenrola Brasil negociou mais de R$ 430 milhões de dívidas em todo o...

Brasil acumula mais de 38 mil casos de Covid-19

Dados mais atualizados do Ministério da Saúde revelam que o Brasil acumulou, até o momento, 38.048.773 casos de...

Operação conjunta resulta na prisão de suspeito da morte de dentista em Conceição da Barra

Um homem de 27 anos suspeito de envolvimento na morte do dentista Edgleyson Abrão da Silva, de 28...

Bolsa Família: pagamentos continuam nesta terça-feira (28)

Nesta terça-feira, 28 de novembro, a CAIXA realiza o pagamento do Bolsa Família para os beneficiários com o...

Mazinho pede sede própria do Posto dos Bombeiros e prevê liberação em breve da obra da rodoviária de Barra de São Francisco

Numa visita de cortesia ao comando do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, o deputado estadual Mazinho...

EDP disponibiliza Nota Fiscal Eletrônica a partir de dezembro no Espírito Santo

  A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, comprometida em garantir mais segurança e transparência aos clientes,...