Novo delivery permite comprar material de construção pela internet

Você sabia que é possível comprar qualquer tipo de material de construção pela internet, de forma segura e rápida, em lojas perto da sua casa? Essa é a proposta da plataforma comercial on-line Obrazul, desenvolvida pela startup de mesmo nome e lançada em parceria com a Fortlev, líder nacional em reservatórios de água e com grande participação no mercado de tubos e conexões em PVC.

Este marketplace se tornou uma ótima solução durante a pandemia para atender pequenos e médios comerciantes que ainda não trabalhavam com vendas no ambiente virtual, acelerando a transformação digital.

“Comprar pela internet é um caminho sem volta. Já existem materiais de construção que vendem on-line, mas são os grandes, pois precisam de equipe dedicada e investimento em publicidade. O Obrazul permite que pequenos lojistas consigam vender seus produtos pela internet para os consumidores da sua região, como já acontece na prática”, explica Wenzel Rego, diretor Comercial e de Marketing da Fortlev.

Wenzel Rego é diretor Comercial e de Marketing da Fortlev — Foto: Obrazul/Divulgação

Wenzel Rego é diretor Comercial e de Marketing da Fortlev — Foto: Obrazul/Divulgação

O Obrazul é um projeto resultado do primeiro ciclo do Programa de Empreendedorismo Industrial do Findeslab, realizado em 2019, em que as empresas lançaram desafios e as startups submeteram suas propostas de solução.

“Os projetos são selecionados com base na sua competência tecnológica. Depois, ocorre a execução colaborativa, situação em que o Obrazul está. Para a Fortlev, a criação de um canal de vendas on-line é importante pelo fato de ser efetivamente voltado para o nosso varejo. A tecnologia focada no incentivo a esses estabelecimentos vai nos ajudar a ter maior agilidade para atender o consumidor final dos nossos produtos, fomentando ainda mais negócios”, destaca Wenzel Rego.

Delivery da construção

O Obrazul não é um aplicativo, e sim um ambiente integrado on-line, parecido com o iFood, em que pequenos e médios comerciantes de materiais de construção podem vender seus produtos.

“Funciona como um delivery de material de construção. Nossa ferramenta trabalha com geolocalização, em um raio de atendimento de 15 quilômetros. Para o consumidor, a grande vantagem de fazer as compras pela internet em lojas da sua região é a logística rápida, com entrega em até 4 horas, na maioria das vezes”, explica o CEO da Obrazul, o engenheiro civil Pedro Henrique.

O acesso é feito através do site www.obrazul.com.br. Em seguida, a plataforma irá perguntar o endereço do cliente. Para fazer compras, é preciso fazer um cadastro, assim como o comerciante que deseja trabalhar no ambiente.

Compras feitas no Obrazul podem ser entregues em até 4 horas, na maioria dos casos. — Foto: Obrazul/Divulgação

Compras feitas no Obrazul podem ser entregues em até 4 horas, na maioria dos casos. — Foto: Obrazul/Divulgação

Na ferramenta é possível vender produtos de todos os tipos, como caixas d’água, cimento, tintas, pias, torneiras, parafusos, pregos, vergalhões, entre outros.

O lojista que passa a integrar o Obrazul recebe um endereço personalizado na internet, que pode ser divulgado em materiais publicitários. Neste caso, o site do estabelecimento será www.obrazul.com.br/nomedaloja.

Segundo Pedro Henrique, vídeos, treinamentos e canais diretos de comunicação são disponibilizados para que o lojista aprenda a usar a plataforma.

Pedro Henrique é CEO da Obrazul. — Foto: Obrazul/Divulgação

Pedro Henrique é CEO da Obrazul. — Foto: Obrazul/Divulgação

Os clientes podem pagar suas compras por boleto ou cartão de crédito. Depois, os valores são repassados diretamente pelo Obrazul para os comerciantes.

“O perfil do consumidor está mudando, com mais gente que compra tudo on-line. Graças à parceria com a Fortlev, a ferramenta está em expansão e cada vez mais os pequenos e médios comerciantes estão aderindo a essa nova realidade”, finaliza Pedro Henrique.

Leia mais

Leia também