Novo Coronavírus: Segurança Pública alinha diretrizes para operações na Grande Vitória

O Governo do Estado inicia na próxima semana a Operação Coronavírus Grande Vitória, com atuação mais expressiva do efetivo da Segurança Pública em comércios, terminais de ônibus, parques, praças e bares. O objetivo é conscientizar a população da importância do distanciamento social e do uso das máscaras para evitar a transmissão e contágio da Covid-19.

Para alinhar as estratégias e atividades, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, coronel Cerqueira, e o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Ramalho, se reuniram com secretários municipais de segurança pública da Grande Vitória, representantes da Defesas Civis municipais e representantes das polícias Civil e Militar.

As abordagens no comércio terão papel educativo, mas nos casos de desacato às determinações do decreto vigente, poderão ser aplicadas sanções que vão desde a advertência à cassação de alvará.

O comandante do Corpo de Bombeiros destaca que ações mais efetivas são fundamentais para o controle da transmissão do vírus.

“Os estados que adotaram a medida o quanto antes e de maneira técnica estão enfrentando muito melhor o problema e não passam por inchaço no sistema de saúde. As medidas são avaliadas o tempo todo. Vamos aumentar a fiscalização, de forma integrada e organizada em cima dos dados que temos de descumprimento do decreto. Vamos aumentar as sanções para aqueles que insistem em descumprir a legislação. O monitoramento é constante e diário”, afirma coronel Cerqueira.

Planejamento

As ações planejadas levam em consideração as avaliações de risco das áreas do Espírito Santo, que considera o número de pessoas contaminadas com a Covid-19 e a realidade da saúde de cada município. Os municípios da Grande Vitória apresentam o maior número de casos do novo da doença, demandando ações mais efetivas e restritivas buscando a redução do contágio.

Fiscalização

A Operação Coronavírus Grande Vitória terá início no próximo dia 11 de maio e levará fiscalização a praias, praças e parques, terminais rodoviários, bares e comércios. O objetivo é fazer com que todos cumpram o estabelecido em decreto estadual, respeitando as diretrizes de distanciamento social e uso de máscaras.

Participam das operações os profissionais do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Defesa Civil municipal, Guarda Civil municipal e Procon-ES.

Leia mais

Leia também