Novo Coronavírus: Segurança Pública alinha diretrizes para operações na Grande Vitória

O Governo do Estado inicia na próxima semana a Operação Coronavírus Grande Vitória, com atuação mais expressiva do efetivo da Segurança Pública em comércios, terminais de ônibus, parques, praças e bares. O objetivo é conscientizar a população da importância do distanciamento social e do uso das máscaras para evitar a transmissão e contágio da Covid-19.

Para alinhar as estratégias e atividades, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, coronel Cerqueira, e o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Ramalho, se reuniram com secretários municipais de segurança pública da Grande Vitória, representantes da Defesas Civis municipais e representantes das polícias Civil e Militar.

As abordagens no comércio terão papel educativo, mas nos casos de desacato às determinações do decreto vigente, poderão ser aplicadas sanções que vão desde a advertência à cassação de alvará.

O comandante do Corpo de Bombeiros destaca que ações mais efetivas são fundamentais para o controle da transmissão do vírus.

“Os estados que adotaram a medida o quanto antes e de maneira técnica estão enfrentando muito melhor o problema e não passam por inchaço no sistema de saúde. As medidas são avaliadas o tempo todo. Vamos aumentar a fiscalização, de forma integrada e organizada em cima dos dados que temos de descumprimento do decreto. Vamos aumentar as sanções para aqueles que insistem em descumprir a legislação. O monitoramento é constante e diário”, afirma coronel Cerqueira.

Planejamento

As ações planejadas levam em consideração as avaliações de risco das áreas do Espírito Santo, que considera o número de pessoas contaminadas com a Covid-19 e a realidade da saúde de cada município. Os municípios da Grande Vitória apresentam o maior número de casos do novo da doença, demandando ações mais efetivas e restritivas buscando a redução do contágio.

Fiscalização

A Operação Coronavírus Grande Vitória terá início no próximo dia 11 de maio e levará fiscalização a praias, praças e parques, terminais rodoviários, bares e comércios. O objetivo é fazer com que todos cumpram o estabelecido em decreto estadual, respeitando as diretrizes de distanciamento social e uso de máscaras.

Participam das operações os profissionais do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Defesa Civil municipal, Guarda Civil municipal e Procon-ES.

Leia mais

Droga é apreendida pela PM durante cumprimento de mandados em Guarapari

Na última quinta-feira (01), policiais militares do 10º...

Número de barragens críticas aumentou 167% no país, aponta ANA

O mais recente Relatório de Segurança de Barragens (RSB 2019) da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) indica que aumentou o número...

Mapa institui comitê de crise para monitorar impactos do Coronavírus

– Foto: Banco de Imagens O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu,...

Garantia-Safra autoriza pagamento para mais de 60 mil agricultores

Emjulho, 60.170 agricultores de 78 municípios tiveram a autorização para receber o benefício Foto: Ministério da Cidadania O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)...

Leia também

Corpo de um homem é encontrado no interior de Ecoporanga

Na manhã desta segunda-feira, 19 de outubro, um corpo de um homem foi encontrado por um morador no distrito de Joassuba, interior de Ecoporanga,...

Jovem de 21 anos morre em Ecoporanga com suspeita de apendicite

Na tarde do último sábado, 17 de outubro de 2020, uma triste notícia deixou a cidade de Ecoporanga abalada, a jovem Daniely Rodrigues Leão,...

Acidente de moto tira a vida de jovem em Água Doce do Norte.

Mais um grave acidente envolvendo motocicleta aconteceu em Água Doce do Norte na manhã do último sábado, 18 de outubro de 2020. O jovem Alessandro...

Homens são presos levando dinamites e armas em carro na BR 101, em Guarapari

Veículo foi revistado e os policiais encontraram quatro...