Novas doses de vacina contra a covid-19 acabam em seis cidades do ES

Seis cidades do Espírito Santo já não possuem mais estoque para a 1ª dose da vacina contra a covid-19 desde sábado (10). A informação foi passada pelo Secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes, nas redes sociais.

Segundo o secretário, até quarta (14) outras cidades do estado também devem ter o estoque de vacinas esgotado.

Novas doses chegaram ao estado na última quinta-feira (8) e foram distribuídas para os municípios. Foi a décima segunda remessa com 84.350 doses para dar continuidade à vacinação contra o novo coronavírus, sendo  46.750 mil doses da Covishield (Oxford/Fiocruz) e 37.600 mil doses da Coronavac (Sinovac/Butantan).

A Prefeitura de Linhares disse que recebeu 2.368 doses na tarde de sexta-feira (9). Essas doses foram destinadas à vacinação dos idosos entre 62 e 64 anos.

A cidade realizou um mutirão no sábado para vacinar esse público e no próprio sábado as doses acabaram.

Linhares possui cerca de 6,7 mil idosos na faixa etária entre 60 e 64 anos. A vacinação no município não é feita por agendamento. Os agentes de saúde  ligam para os pacientes referenciados nas unidades de saúde.

A imunização acontece de forma escalonada e agora a prefeitura disse que vai aguardar a chegada de novas doses.

A Prefeitura de Aracruz disse que as doses da covid-19 enviadas pelo Governo do Estado para vacinação do grupo de 60 a 64 anos foram todas aplicadas nesse sábado, dia 10 de abril e acabaram.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Iconha, mas ainda não teve um retorno. A equipe tenta contato com as outras prefeituras.

Com a chegada de novas doses, cidades da Grande Vitória começaram a vacinação para idosos de 60 a 64 anos.

Agendamento

Em Vitória, o agendamento para a vacinação foi aberto na sexta (9) e acabou três minutos depois. Mais de 5 mil idosos entre 60 e 64 anos já foram vacinados no sábado.

A capital capixaba aguarda a chegada de novas doses para continuar o agendamento para a imunização.

Na Serra, foi aberto um agendamento no sábado com 4.440 vagas para a vacinação na segunda-feira (12), na terça (13) e na quarta-feira (14), para o público com idade entre 60 a 64 anos.

Informações: Folha Vitória

Leia mais

Leia também