Nova Venécia terá atividades não presenciais na Rede Municipal

O secretário de Educação de Nova Venécia, Arilso Teixeira

A medida terá início no próximo dia 25. As escolas ofertarão por meio do site da Secretaria de Educação, que se encontra dentro do Portal da Prefeitura.

De acordo com a Secretaria, na Educação Infantil, a Lei 9394/1996 não permite atividades não presenciais. Por isso, será oferecido orientações aos pais e ou responsáveis pela criança. As atividades serão lúdicas e que estimulam a criança, com ênfase nas vivências (jogos, brincadeiras, músicas e entre outras atividades).

Já na Educação do Ensino Fundamental I (1°ano ao 5°ano) será ofertada no blog da escola atividades como: organização de rotina diária; vídeos de curta duração, atividades de acordo com o que já estudou na escola e organização de grupos de pais por meio de aplicativos de mensagens instantâneas e outros, conectando professores e as famílias.

As Unidades de Ensino Multisseriadas serão atendidas da mesma forma somente por meio digital, de acordo com a Secretaria, o modo oferecido é para evitar a circulação de pessoas e material, que coloque em risco a saúde dos alunos, profissionais e dos responsáveis dos alunos.

Educação do Ensino Fundamental I I (6° ano ao 9° ano): atividades no blog escolar, orientações aos país sobre organização da rotina diária, distribuição de vídeos de curta duração, estudos dirigidos, entrevistas, pesquisas, projetos, experiências, simulações, exercícios de acordo com o que já estudou, organização de grupos de pais por meio de aplicativos de mensagens instantâneas e outros, conectando professores e as famílias.

Educação de Jovens e Adultos (EJA): os meios e recursos são os mesmos do ensino fundamental, no entanto, será considerado a particularidades apresentada no parecer CNE/CEB n° 01/2000, que estabeleceu as diretrizes curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos; a Resolução CNE/CEB n° 03/2010, que instituiu Diretrizes Operacionais para a EJA e Resolução do CME de Nova Venécia número 01/2007 e suas alterações. Por essas razões sua atividade difere das do ensino fundamental I e do Ensino Fundamental II, ora na profundidade, ora quantidade, ora na forma de apresentação, ora na forma que o aluno irá interagir com o conteúdo e com o professor.

Como acessar:

Através do endereço: www.novavenecia.es.gov.br, em link específico EDUCA NOVA VENECIA. Clicando nesse link todas as escolas da rede municipal estão   identificadas. Basta escolher a unidade escolar que estuda, clicar e irá ter acesso as atividades da escola. O site foi desenvolvido pelos técnicos da educação especificamente para este fim.

Secretaria de Educação

Foi publicada no último dia 14, a Portaria número 3532/2020, em que apresenta as atividades não presenciais como opção para a rede municipal de Educação. Segundo o Secretário Municipal de Educação, Arilso Teixeira Maria, essa decisão tornou possível porque o Conselho Nacional de Educação (CNE) emitiu o parecer que foi publicado no dia 30 abril, o Parecer nº 5/2020, que dispõe sobre a reorganização do calendário escolar e sobre a possibilidade de cômputo de atividades pedagógicas não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia da Covid-19.

Somente a partir dessa portaria do CNE é que escolas da Educação Básica e instituições de ensino superior têm algumas diretrizes para a condução de seus trabalhos. O documento tem caráter orientador e dispõe que a competência para definir a reorganização dos calendários e a realização de atividades pedagógicas não presenciais, é dos sistemas de ensino. No caso de Nova Venécia, essa matéria é deliberada pelo Conselho Municipal de Educação.

Leia mais

Mais de 85% dos municípios paulistas apresentam quadro que indica comprometimento na gestão orçamentária, diz TCE

Cerca de 86% dos municípios paulistas apresentam quadro que indica que as contas estão comprometidas. É o que aponta o Tribunal de Contas do...

INDICADORES: Queda no preço do boi gordo nesta terça (21)

A cotação da arroba do boi gordo começou a terça-feira (21) com baixa de 3,26% no preço e o produto é negociado a R$...

Assaltantes entram em residência em Barra de São Francisco e levam moto e outros pertences

Um morador de Barra de São Francisco, A.T, residente no bairro Irmãos Fernandes, nas proximidades da rua da Feira, publicou nas redes sociais (facebook),...

CINEMA: Marvel relançará Vingadores: Ultimato para bater recorde de bilheteria

A notícia de que esta semana será relançado Vingadores: Ultimato, com cenas inéditas e de pós-crédito, deixou os fãs da Marvel polvorosos. Isso é...

Leia também

Eleição em Presidente Kennedy vai ser entre Dorlei e Aloizio

A menos que surja um azarão de última...

Veiculo fica todo amassado ao tentar desviar de animal após capotar em Nova Venécia

Um acidente foi registrado na noite deste domingo (02/08/2020), no bairro Aeroporto, em Nova Venécia. Segundo informações, o motorista de um carro perdeu o...

Projeto prevê ampliação de inclusão digital entre jovens

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lançou uma publicação que traz diretrizes sobre a implantação do Programa Espaço 4.0, que...

Portaria cria cadastro eletrônico às instituições interessadas em aplicar o Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou uma portaria que institui o cadastro eletrônico de locais de aplicação para...