Nova Venécia se torna Polo Cultural da região

O município de Nova Venécia recebeu, na última sexta-feira (24), o 3º Gabinete Itinerante da Secretaria de Cultura (SECULT). A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura para fomentar as iniciativas culturais do Estado.

Na ocasião, estiveram presentes o gerente de Espaços e Articulações Culturais da SECULT, Vinicius Fábio, e o Secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha.

No encontro, o secretário conversou com representantes ligados à Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Venécia e de outros municípios da região Noroeste no Centro Cultural Casarão.

Para o secretário de Cultura e Turismo de Nova Venécia, João Júnior, esse momento foi um grande feito para o município. “Nova Venécia se torna um polo de referência cultural para o Estado do Espírito Santo”, disse.

O secretário salientou, ainda, a importância dos fazedores de cultura do município participarem das ações da pasta para estarem cientes quanto aos valores e formas de repasse ao município.

O Gabinete Itinerante discute e apresenta o método de repasse Fundo a Fundo, que é o repasse de verbas destinadas do Fundo da Cultura Estadual diretamente para o Fundo de Cultura Municipal, sendo um caminho direto para os valores chegarem ao ponto final, que seria os investimentos na cultura municipal através, dos fazedores de cultura do município.

Os municípios presentes no encontro terão até 30 de novembro para elaborar um plano de ação e apresentá-lo ao Estado, para, a partir de janeiro do próximo ano, caso a proposta apresentada seja contemplada, os valores começarem a chegar e, assim, serem empregados pela administração municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com o fazedores de cultura do município.

“Com essas medidas, o Governo consegue fazer com que recursos cheguem diretamente à população civil que está envolvida com as ações culturais do Estado”, falou Fabrício.