Nova Venécia realiza primeiras audiências virtuais de réus presos

A Comarca de Nova Venécia promoveu na última sexta-feira (29), as duas primeiras audiências com réus presos através de videoconferência, fazendo uso da plataforma digital Zoom.

As audiências foram realizadas com detentos da penitenciária de São Mateus e do Centro de Detenção Provisória de Colatina. E as próximas duas já têm data marcada para acontecer: serão na próxima quarta-feira, dia 10.

Segundo o juiz da vara criminal, Ivo Nascimento Barbosa, essa foi a primeira instrução completa de audiência criminal realizada por videoconferência da história da comarca de Nova Venécia, o que deve virar uma tendência. “A saída são as audiências por videoconferências e mesmo após cessando essa pandemia, elas irão permanecer, tendo em vista a economia e a segurança, como, por exemplo, na transferência do preso”, disse.

O juiz fez questão de ressaltar que todas as instituições colaboraram com o ato, como a Defensoria Pública, a Promotoria de Justiça, a 15ª Subseção da OAB, em Nova Venécia, advogados particulares, as unidades prisionais e o 2º Batalhão de Polícia Militar.

Ele ainda falou que mesmo utilizando uma metodologia inovadora, o devido processo legal é seguido à risca, respeitando os direitos e garantias do preso. “Por exemplo, antes das audiências foram abertos canais privados para a comunicação entre a defesa e o preso”.

“O nosso próximo passo, agora, que vejo como avanço, é fazer as audiências com testemunhas ou vítimas do povo, cidadãos, mas será um processo que demandará uma logística mais extensa”, disse.

De acordo com Ivo, a plataforma utilização na videoconferência ofereceu recursos que fez com que ele se sentisse em uma audiência presencial. “Acho que ela retrata muito bem a realidade, porque a imagem é muito nítida. A plataforma é muito avançada e quando o interlocutor fala a plataforma foca nele, então dá para trazer as suas impressões de todas as reações”.

Quem também participou da audiência e aprovou o processo foi o promotor de Justiça, Lélio Marcarini. “Vai gerar uma economia grande para o estado brasileiro, significativa para os cofres públicos e que poderá ser revertido na própria segurança. Além disso, tem a questão da segurança com o deslocamento do preso”.

Para ele, a operação deverá virar uma tendência na comarca veneciana. “Demos um grande salto tecnológico com a implantação do processo eletrônico. Agora, a pandemia acelerou todo esse processo de trabalho por videoconferência. É o estado brasileiro investindo em ambientes virtuais”.

Segundo Lélio, durante todo esse período de pandemia, o Ministério Público não parou. “Trabalhamos em home office, mas os processos urgentes continuaram, tanto o físico como o eletrônico. Somente os não urgentes ficaram suspensos, mas agora estamos retomando-os”.

Para o Defensor Público, Sérgio Fávero, a experiência foi interessante e essa virtualização é uma tendência. “Foi uma demonstração de que este é o caminho e é um caminho sem volta. É algo que estamos colocando em processo, mas que já está instalado em muitas áreas, como nas justiças Eleitoral e Federal e vai se consolidar cada dia mais”.

Porém, ele acredita que a audiência criminal, principalmente do réu preso, precisa evoluir um pouco para garantir o seu direito de ampla defesa. “Hoje, a gente precisa contar com um assistente jurídico que não é vinculado nem ao processo e nem ao preso, que neste caso, é um inspetor do presidio, que acompanhando o réu, que o correto seria a Defensoria Pública ter um defensor para acompanhar o réu no presídio e outro na sala virtual da audiência”.

Além do Juiz da Vara Criminal da Comarca de Nova Venécia, Ivo Nascimento Barbosa; do Defensor Público, Sérgio Fávero; do Promotor de Justiça Criminal, Família e Infância e Cível, Lélio Marcarini; e do presidente da 15ª Subseção da OAB, em Nova Venécia, José Carlos Saíd; participaram das audiências o Promotor de Justiça Criminal, Felipe Pacífico, e os advogados particulares, Edson Carvalho de Souza e Jaqueline de Lima Nascimento.

Leia mais

Deputado pede que PGE desista de ação contra parlamentares que visitaram Dório Silva

Deputado Enivaldo dos AnjosO deputado Enivaldo dos Anjos...

Polícia Civil evita estupro de adolescente de 13 anos e prende homem de 24 anos em Mantena

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em Mantena, evitou a consumação de um estupro de vulnerável contra um adolescente de 13 anos de...

Praias ficam cheias no feriado mesmo com pedido de isolamento em Vitória e outras cidades

Alto número de mortes e casos confirmados de...

Mais de 20 mil cestas e kits de higiene são entregues a 208 asilos

Instituiçãode Cansanção (BA) é uma das beneficiadas Foto: Associação Humana Povo Para Povo Brasil/Divulgação A Campanha Solidarize-se, do Ministério da Mulher, da Família e dos...

Leia também

Governo inaugura mais de R$ 10 milhões em obras conquistadas por Enivaldo

Por causa da pandemia da Covid-19, não pode...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste do país tem tempo predominantemente quente e seco, mas a chuva volta em Mato Grosso do Sul, nesta...

O tempo muda finalmente em parte da região Centro-Oeste do país nesta quarta-feira (12). Um corredor de umidade da Amazônia leva ar úmido para...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Norte do país tem tempo predominantemente quente e seco, nesta quarta-feira (12)

O tempo quente, seco e com baixa umidade do ar predomina sobre a região Norte do país, nesta quarta-feira (12). A chuva fica restrita...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Nordeste do país tem tempo quente e seco no interior e chuva no litoral, nesta quarta-feira (12)

O tempo quente, seco e com baixa umidade do ar persiste sobre a maior parte da região Nordeste do país, nesta quarta-feira (12), especialmente...