Nova Venécia participa do Seminário Educar pra Valer 2022, no Ceará

Compartilhe

 

A Prefeitura de Nova Venécia esteve representada no Seminário Nacional Educar pra Valer, pela secretária de Educação, professora Wanessa Zavarese Sechim, e pela articuladora do programa Alfabetização Aqui é pra Valer.

O evento foi realizado nos últimos dias 30 de junho e 1º de julho, com o objetivo de fazer uma imersão no sistema educacional de Sobral, no Ceará, por meio de painéis, palestras, rodas de conversa, reuniões estratégicas e visitas técnicas às escolas municipais.

Recebidos pelo prefeito anfitrião, o diretor-executivo da Associação Bem Comum (ABC), parceira do programa Educar pra Valer, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, fez a abertura do evento, que contou com a presença de prefeitos, secretários municipais e equipes técnicas dos municípios que recebem consultoria educacional do Programa periodicamente.

Segundo o especialista, o Seminário Educar pra Valer 2022 promoveu momentos importantes de articulação nacional para fortalecer as políticas públicas em prol da alfabetização de crianças.

Após a abertura, os participantes visitaram as escolas de Sobral para observar a estrutura e as ações implementadas e foram acolhidos por apresentações culturais desenvolvidas pelos estudantes.

Para articuladora do programa Educar pra Valer de Nova Venécia, o grande diferencial do Seminário foi a visita às salas de aula de Sobral. “Como já contamos com as formações dos profissionais, o monitoramento, a assessoria técnica e acompanhamento do Programa, foi muito relevante conhecer de perto essa realidade que traz tantos resultados. E a lição que fica é a importância de cada um exercer com afinco sua função”, observou a servidora.

Já na roda de conversa dos secretários municipais, o tema tratado foi “Dimensões administrativas que impactam a eficiência do sistema educacional”, coordenada pelo consultor legislativo da Câmara Federal para a área de Educação, Cultura e Esporte, com apresentação de secretário de Educação de Sobral (CE), e participação da secretária de Educação de Olinda (PE).

O secretário de educação de Eusébio (CE), fez um histórico das medidas de gestão que mudaram a política educacional de Sobral, à tarde, prefeitos e secretários estiveram juntos para debater os “Pilares de Gestão da Escola”.

Como o prefeito de Nova Venécia, André Fagundes, não pôde estar presente ao evento, teve a oportunidade de fazer sua participação virtual. Ele falou da prioridade dada à alfabetização no município. “Nós fomos em busca de parceria e somos gratos por termos feito a adesão ao Programa e pelo trabalho que a equipe vem realizando durante as visitas técnicas no município. Para nós, “A Alfabetização Aqui é pra Valer”, disse o prefeito, que não participou presencialmente por cumprir uma agenda em Brasília, fazendo uma alusão ao nome do programa municipal.

No segundo dia de Seminário, “Os três pilares que compõem o sistema de gestão educacional de Sobral”, a “Implementação de Políticas Educacionais e Equidade” e o “Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação” tiveram ampla discussão

A secretária de educação de Nova Venécia considera que participar do programa é um privilégio. “O programa Educar pra Valer foi inspirado na experiência de Sobral que tem uma política educacional contínua e eficaz, por isso os resultados da aprendizagem são bons, são crescentes. Aqui ouvimos diretores, supervisores escolares, professores, alunos, pois fomos à escola, vimos como as coisas acontecem de uma forma muito simples”, disse a gestora.

Ela completou dizendo que os profissionais da educação sobralense cumprem seu papel, com atribuições  bem definidas, além da formação, do monitoramento, de forma integrada e articulada.

Leia também

CEARÁ: investimentos privados ampliam serviços de saneamento em municípios do estado

As operadoras privadas de saneamento possuem, até o momento, 199 contratos firmados no Brasil, entre as modalidades de...

Carlinhos Lyrio confirma candidatura a deputado estadual

  O radialista Carlinhos Lyrio (Republicanos), esteve na manhã desta quinta-feira, dia 04, na sede da Rede Notícia. Durante...

Acidente é registrado no Centro de Nova Venécia

  Uma mulher ficou feriada em um acidente na manhã desta terça-feira, dia 09, no Centro de Nova Venécia....

Vacinação de crianças e adolescentes contra poliomielite e outras doenças começa nesta segunda-feira

Entre os dias 08 de agosto e 09 de setembro, pais e responsáveis poderão ampliar a proteção de...

Congresso debate gerenciamento de águas subterrâneas

Debater o gerenciamento integrado de águas subterrâneas. Esse foi o principal objetivo do XXII Congresso da Associação Brasileira de...

M&T Expo apresentará equipamentos e tecnologias com foco em ESG

Aindústria de mineração no Brasil encerrou o primeiro semestre de 2022 com um faturamento de 113,2 bilhões, alcançando...

Av. Carlos Valli recebe cuidados especiais da equipe de limpeza

Uma dos locais mais movimentados nos últimos meses, a Av. Carlos Valli, que fica entre os bairros Irmãos...

SEMTE reforma bueiro no córrego Denzol, interior do distrito de Paulista

Mais um bueiro com manilhas e escória de granito foi reconstruído pelos servidores da Secretaria Municipal de Transportes...