Nova Venécia participa de capacitação das Escolas Cívico-Militares, em Brasília

Compartilhe

 

» Ministro da Educação, Victor Godoy, no momento de homenagem à secretária de Educação, Wanessa Zavarese Sechim, pelo comprometimento do município de Nova Venécia na implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim)

Nesta terça-feira, dia 07, a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), participou do evento de Replanejamento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) e XVI Capacitação das Escolas Cívico-Militares (Ecim), realizados em Brasília, promovidos pelo Ministério da Educação (Mec).

O município foi representado pela secretária de Educação, professora Wanessa Zavarese Sechim, e pela técnica pedagógica da rede, Racely Altoé, que, juntas, participaram da capacitação para diretores da Ecim.

Durante a abertura, se pronunciaram o diretor de Políticas para Escolas Cívico-Militares (Decim), Gilson Passos; o representante do Ministério da Defesa, Herval Lacerda Alves; o secretário Adjunto de Educação Básica do MEC, Helber Ricardo Vieira; e demais técnicos responsáveis.

No formato de mesa redonda, foram tratados os temas “Importância da Educação em valores na construção do Projeto de Vida de nossos alunos” e “A Certificação como Princípio Norteador da Política Educacional do Pecim”. Ainda pela manhã, houve a apresentação dos primeiros resultados e o replanejamento do Pecim e o momento cultural com a Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, da Escola Estadual Vila União Cívico-Militar de Palmas, Tocantins.

Os trabalhos da tarde contaram com a presença e pronunciamento do Ministro de Educação, Victor Godoy, que parabenizou todas as Ecim e autoridades presentes e homenageou os secretários de Educação pelo regime de colaboração na implantação do Pecim.

Na ocasião, ocorreu a cerimônia de entrega de certificação das Ecim que estão em funcionamento desde 2020. Para o mérito, o Pecim avalia os diferentes estágios de evolução das Ecim e suas especificidades, além de identificar seu avanço nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa. Essas Ecim obtiveram a nota exigida para a certificação Nível Básico e Intermediário.

Secretária de Educação, professora Wanessa Zavarese Sechim, e a técnica pedagógica da rede, Racely Altoé, acompanhadas pelo o coordenador-geral de Acordos e Cooperação Técnica do Decim, Sérgio de Assumpção Viegas

A formação presencial com os Gestores das Ecim e o lançamento do e-book do Pecim, que conta a trajetória do programa até o momento, com a participação de especialistas e Diretores das Ecim, também fizeram parte da pauta do evento. As Ecim destaques em seus objetivos estratégicos no biênio 2020/2021 foram homenageadas.

Ao final do evento, o último tema discutido foi “A importância da atuação dos Secretários de Educação no regime de colaboração na implantação do Pecim”, momento em que a secretária de Educação de Nova Venécia recebeu uma homenagem pelo apoio e comprometimento com o Programa.
Muito emocionada, Wanessa destacou a relevância do município em ter vencido as primeiras etapas graças ao apoio do prefeito, a articulação de um parlamentar federal que representa o estado do Espírito Santo e ao trabalho de excelência dos técnicos da Seme, chegando ao reconhecimento da equipe do Programa no MEC.

“Inicialmente preenchemos todos os quesitos para estabelecer o regime de colaboração, elaboramos o Plano e enviamos, tudo dentro dos prazos estabelecidos. Agora, as orientações aqui recebidas, as trocas de experiências e o livro com as melhores práticas no Programa vão nos ajudar a prosseguir. O nosso Planejamento, contendo nossas ações, já foi aprovado pela equipe do Ministério da Educação, que encaminhou ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para empenhar as ações que são financiáveis”, explicou a secretária.

Secretária de Educação, professora Wanessa Zavarese Sechim; o secretário Adjunto de Educação Básica do MEC, Helber Ricardo Vieira; o diretor de Políticas para Escolas Cívico-Militares (Decim),Gilson Passos; e a técnica pedagógica do município, Racely Altoé, em formação para diretora da Ecim em Nova Venécia

Leia também

Operação conjunta apreende drogas e arma de fogo em Montanha

Na última sexta-feira (17), policiais civis e militares de Montanha deram cumprimento a um mandado de busca e...

SÃO PAULO: Mesmo com taxa de mortalidade infantil menor que a média nacional, reforço à Atenção Básica deve ser trabalho permanente

O estado de São Paulo registrou taxa de mortalidade infantil, em 2019, de 11 óbitos por mil nascidos...

CNseg e Inmet tem parceria para divulgar alertas de desastres naturais

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) firmou parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) visando a divulgação...

Veterinária capixaba morta na Bahia estava noiva e pretendia se casar ainda neste ano

  A médica veterinária Crislaine Boldrini Faé, de 29 anos, morta a tiros em Teixeira de Freitas, cidade no...

Justiça determina que recuperação judicial da Samarco seja feita por mediação

O Fórum Cível e Fazendário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) decidiu, nesta terça-feira (21), que...

Europa isola Kaliningrado e abre nova frente na crise com a Rússia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Frente presumida em quase todos os cenários de uma Terceira Guerra Mundial entre...

SÃO PAULO: Cresce demanda por profissionais com nível técnico e superior

Um estudo do Observatório Nacional da Indústria aponta crescimento da demanda por profissionais com nível técnico e superior...

Decreto suspende permissão para queimadas em todo território nacional

Decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União de hoje (23) suspende – pelo prazo de 120 dias...