Nova Venécia implanta sistema de gestão escolar

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), lançou sistema de gestão escolar para uso próprio e das unidades escolares do município.

Na sexta-feira (25), técnicos da Seme, secretários escolares, instrutores e professores de informática estiveram em formação. Esse público é que auxiliará professores, alunos e famílias no acesso ao Sistema, que poderá ser utilizado a partir do segundo semestre.

O novo sistema de gestão escolar adquirido pelo município consiste em um Módulo Acadêmico, em que as informações relativas à vida escolar dos estudantes serão registradas, processadas e disponibilizadas por meio de acesso com login e senha enviados para as famílias na segunda quinzena de julho. A partir daí, os pais e/ou responsáveis poderão acompanhar seus filhos na escola sem sair de casa. “O diferencial é que o aluno e as famílias terão, na palma da mão, como visualizar notas, atividades e frequência com mais facilidade. Imagina fazer a matrícula da criança sem sair de casa. Pois essa é mais uma das possibilidades desse sistema: a matrícula online”, falou a secretária de Educação de Nova Venécia, a professora Wanessa Zavarese Sechim.

Acessando a plataforma do sistema pelo celular ou computador, as famílias são direcionadas para uma sala virtual com todo o conteúdo trabalhado pelo professor em sala aula presencial através de links de vídeos, áudios, imagens, outros tipos de arquivos, recados e demais informações, de forma individual ou coletiva, que resultem na interação entre professores e seus alunos/familiares.

Para a escola, o sistema oferecerá informações sobre aulas previstas, aulas dadas, frequência dos estudantes, registro de conteúdos, resultados de avaliações e a inserção das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs).

O objetivo com o uso sistemático desse módulo é que seja instituído o diário eletrônico nas escolas da rede municipal de ensino, facilitando o trabalho do professor.  A partir dos resultados gerados, serão disponibilizados boletins, declarações, históricos escolares, certificados, formulários e ofícios, com todas as informações convertidas em arquivos digitais, que vão sendo catalogados, organizados em pastas eletrônicas e continuamente atualizadas, diminuindo a circulação de papéis.

A Secretaria Municipal de Educação disponibilizará tutoriais, manuais e o suporte técnico sobre o sistema para que as escolas incluam os relatórios no ambiente administrativo e pedagógico de forma integrada. Os professores, supervisores e diretores escolares terão formação nesta terça-feira (29), nos turnos matutino e vespertino, respeitando seus respectivos horários de trabalho.

Os gestores escolares, coordenadores, supervisores escolares, secretários escolares e professores terão acessos diferenciados ao sistema, inserindo informações conforme suas atribuições.

“A aquisição de um sistema de gestão escolar insere Nova Venécia, novamente, no ambiente da tecnologia educacional e instrumentaliza os profissionais num curto espaço de tempo para melhor interação entre a família e a escola. O uso da tecnologia não deveria ser imposto pela pandemia, ter um diário digital é uma ferramenta básica ao trabalho do professor. Há muito tempo já se fazia educação no município dessa forma. Entendemos que, no contexto atual, é impossível prosseguir sem essa conexão,” destacou Wanessa, que, na ocasião, parabenizou os secretários escolares pelo empenho no cadastro de todos os alunos da rede no sistema.

O prefeito, André Fagundes, que esteve presente durante a formação, agradeceu a Multivix pela parceria e disse estar muito feliz com mais essa conquista do município em prol da educação veneciana. “Começar nossa gestão assim, priorizando a educação, é motivo de muito orgulho pra nós. Obter resultados diferentes estagnados com as mesmas ações não nos fará avançar. Nossa previsão é aumentar os investimentos em recursos para educação”, disse.


Leia mais

Leia também