Nova Venécia ganhou concurso da Rádio Aparecida em 1974

» (1974) Em Nova Venécia, o Padre Orlando Gambi, diretor da Rádio Aparecida na época, entregou o troféu da vitória ao então prefeito, Antonio Moreira, acompanhado da esposa, Arlinda, e da filha, Luciane (Arquivo Elaine Guimarães)

Depois de vencer como a cidade que mais enviou carta para a Rádio Aparecida, em São Paulo, Nova Venécia é premiada com imagem da Padroeira do Brasil, troféu e a visita da Comitiva
do Clube dos Sócios, programa idealizado por padre Vitor

Boa parte da história está narrada no livro do padre Carlos Furbetta. A Comunidade de Nossa Senhora Aparecida, em Nova Venécia, surgiu após o concurso promovido pelo Clube dos Sócios, da Rádio Aparecida, localizada em Aparecida do Norte, São Paulo. Sendo o município vencedor, a cidade foi contemplada com a imagem da Padroeira do Brasil e um troféu.

Foi em 1974 e o concurso estabelecia que, a cidade do Brasil com o maior número de cartas enviadas ao Programa Clube dos Sócios, seria vencedora. Como prêmio receberia a imagem reproduzida de Nossa Senhora Aparecida, trazida pelo padre Vítor Coelho de Almeida, o Apóstolo do Rádio. “Foi assim que a imagem de Nossa Senhora Aparecida chegou à Matriz São Marcos. Nova Venécia ganhou o concurso. Aqui, foi decidido que a escultura iria ser destinada ao próximo bairro que surgisse”, revela o prefeito da época, Antônio Moreira.

O troféu, que hoje se encontra no Ginásio de Esportes, para um dos venecianos que viveu essa época, o objeto poderia ter outro destino, é o que revela o professor de Educação Física, José Francisco Caran, 66 anos. “Eu estudava Contabilidade na Escola Comercial Barão dos Aimorés, hoje, EMEF Veneciano. Fui um dos estudantes que escreveu cartas. Acho que poucas pessoas hoje em dia conhecem essa história. O troféu poderia ser destinado a Secretaria de Cultura, teria mais sentido. Eu participei desse momento”, fala.

Sobre a documentação, a reportagem entrou em contato com a Rádio Aparecida, e de acordo com o diretor da Fundação Nossa Senhora Aparecida, padre Inácio Medeiros, os arquivos oficiais que constam a história da vitória e premiação veneciana no concurso, foram perdidos. “Esse arquivo não existe mais. Com as mudanças que aconteceram, muita coisa se perdeu. A gente sabe do fato, mas não temos registros, infelizmente”, diz.

» Diretor da Fundação Nossa Senhora Aparecida, padre Inácio Medeiros, relata que conhece a história sobre a vitória nacional de Nova Venécia no concurso
» Vítor Coelho de Almeida foi o idealizador do Programa Clube dos Sócios

Prefeito levou e entregou as cartas em São Paulo

Na época do concurso, a direção do Clube dos Sócios, era padre Vítor Coelho de Almeida. Já a Rádio Aparecida, contava na direção, o padre Orlando Gambi e na voz do citado programa, a locutora Regina Maria.

Para vencer o concurso, Nova Venécia enviou pelos Correios, cartas para a Rádio Aparecida. Nas regras, a cidade que mais enviasse cartas para lá, seria a vencedora. “Naquela época, a Rádio Aparecida tinha grande audiência nacional. Muitas pessoas e alunos do Ginásio Dom Daniel Comboni, hoje EEEM Dom Daniel Comboni, organizaram-se e escreveram inúmeras cartas com os mais diversos remetentes. É importante ressaltar que, os envelopes da cidade não foram suficientes, buscando adquiri-los nas cidades vizinhas, como por exemplo, São Gabriel da Palha e Boa Esperança. Como o tempo não era suficiente para que o restante das cartas fossem enviadas via Correios, Antônio Moreira, colocou-se a disposição para entregar pessoalmente as escritas”, diz a citação no livro de padre Carlos.

De acordo com o ex-prefeito Antônio Moreira, a missão da viagem contou também com Luiz Ferrari, Oswaldo Moreira e Josias Campos. “Fomos com o carro lotado de carta, no porta-malas, poltronas, tudo repleto dos envelopes. Viajamos sentados nas cartas. Foi muita alegria poder ter conseguido chegar a tempo. Fomos em um Volkswagen TL, pegamos trechos de estrada de chão também, o trajeto demorou cerca de 28 horas”, explica.

» Regina Maria era locutora do Programa Clube dos Sócios, hoje está aposentada e mora em Ilha Bela, litoral paulista
“Nós escrevíamos as cartas à noite na Escola Comboni. Éramos um grupo de jovens destinados a trazer a vitória para nossa cidade. Toninho Moreira levou as malas de cartas de carro, e eles chegaram a frente da Rádio Aparecida, às 17h. Padre Egídio era o vigário na época, e recebeu a imagem de Nossa Senhora, em frente a EMEF Dr. Renato Araújo Maia. A primeira Missa foi ali. Quarenta e cinco dias depois, nossa Igreja estava construída, missão comandada por padre Egídio. Era uma estrutura pequena, foi assim que surgiu nossa comunidade Nossa Senhora Aparecida”
Ieda Basílio de Almeida Souza, uma das integrantes do grupo que escreveu cartas para a Rádio Aparecida, segurando a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, premiação que se encontra na Igreja Aparecida, no bairro Margareth

A Vitória

Com a vitória de Nova Venécia no concurso Nacional, além da imagem de Nossa Senhora Aparecida trazida pelo padre Vitor, e o troféu, shows com artistas nacionais também aconteceram em um palanque montado anexo a prefeitura.

Segundo relato do padre Egídio Melzane, que consta na obra de padre Carlos, a decisão de construir a Igreja Aparecida local, foi por já ter cerca de 50 famílias ali e o maior número de Grupos de Meditação. Morando hoje na Itália, padre Egídio falou sobre o acontecimento nacional. “Lembro do concurso, do evento que tivemos e da construção da primeira Igreja Aparecida. A dona Ieda Basílio é uma grande referência na cidade sobre o fato, acompanhou”, fala.

Com lembranças saudosistas da época, o ex-prefeito Antonio Moreira, relata sobre a chegada da nova comunidade. “Esse foi o motivo da Igreja Nossa Senhora Aparecida chegar ao novo bairro, o Margareth. E foi assim que nasceu a primeira Comunidade além Rio Cricaré”, conta.

“Lembro do concurso, do evento que tivemos e da construção da primeira Igreja Aparecida”, diz padre Egídio

Comitiva da Rádio Aparecida em Nova Venécia

Com a vitória, a Comitiva do Clube dos Sócios da Rádio Aparecida esteve em Nova Venécia, para fazer a entrega da imagem de Nossa Senhora Aparecida, o troféu e proporcionar os shows, conforme cronograma da premiação.

Com palco montado anexo a Prefeitura, a comitiva chegou à cidade veneciana, que ficou reconhecida em âmbito nacional, pelo feito da vitória. De acordo com o operador de áudio no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, Olacir Dias, 79 anos, ele esteve em Nova Venécia na época com a comitiva, e era o sonoplasta da equipe, onde artistas trazidos pelo Clube dos Sócios da Rádio Aparecida, movimentaram o município. “Eu dirigia a Kombi também. Recordo muito bem do evento, tinha muita gente. Depois dos shows fomos todos jantar com o prefeito da época, Antonio Moreira, fomos muito bem recebidos”, conta.

Ainda atuando no local religioso da Aparecida, Olacir narra que lembra do carro cheio de cartas, chegando na Rádio. “Eu estava lá na frente da emissora, vi chegando os veículos de Nova Venécia e São Gabriel da Palha com as cartas, vi a disputa. Foi emocionante”, revela.

» Olacir Dias, operador de áudio no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que esteve em Nova Venécia na entrega das premiações
» (1974) Na escada da Escola Dr. Renato Araújo Maia foi colocada uma mesa para a Missa celebrada pelo Padre Vitor, com a entrega da entrega da imagem de Nossa Senhora Aparecida ao Padre Egídio

Para quem quer ouvir a Rádio Aparecida, foi lançado o aplicativo, “Aparecida”, que dá acesso a Rádio, liturgia, TV Aparecida, com acesso ao Santuário e visita às capelas, e diversas programações. O aplicativo é a união da TV Aparecida, Rádio Aparecida, A12, Editora Santuário, Família dos Devotos e Santuário Nacional, com o objetivo de proporcionar um instrumento de oração e espiritualidade para o devoto. Segue o Link do app: https://www.a12.com/santuario/noticias/lancamento-do-novo-aplicativo-aparecida

Agradecimentos: Rádio Aparecida, Olacir Dias (operador de áudio), Elaine Guimarães (veneciana e cantora no Santuário Nacional de Aparecida)

Fonte: Cintia Zaché / redenoticiaes

Leia mais

Leia também