Nova travessia favorecerá escoamento da produção de lã e rota do vinho no Sul

Importante travessia para o agronegócio da região da Campanha, na BR-293/RS, foi liberada pelo Ministério da Infraestrutura, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Com investimentos de R$ 9 milhões, a ponte sobre o rio Ibicuí da Armada, no km 290, em Santana do Livramento, recebeu obras de alargamento, recuperação e reforço.

Com o objetivo de melhorar a trafegabilidade da rodovia e promover mais segurança aos usuários, a ponte de 78 metros de extensão teve a largura estendida de 8,2 para 13 metros e conta com novos acostamentos. A BR-293/RS é uma rodovia transversal brasileira, interligando Pelotas a Quaraí.

Ela ainda atravessa uma das principais criadoras de ovinos e a principal área produtora de lã do país, localizada no extremo sul brasileiro. A região é responsável por 99% da produção de lã do estado e 94,1% da produção nacional. Os municípios de Sant’Ana do Livramento, Alegrete e Quaraí lideram a atividade.

Além da produção da lã, a região de Santana do Livramento é conhecida por suas vinícolas e pela proximidade com a fronteira entre Brasil e Uruguai.

O contrato que garantiu a restauração da ponte da Armada prevê melhorias semelhantes em outras duas importantes travessias da região da Campanha. Com trabalhos mais adiantados, a ponte sobre o rio Conceição, no km 510 da BR-158/RS, recebe reparos na mesoestrutura e na superestrutura, além de receber substituição dos aparelhos de apoio da travessia, que possui 365 metros de extensão e dez metros de largura.

A terceira ponte que está em obras fica sobre o rio Sangrador, no km 291 da BR-293/RS. Em fase inicial dos trabalhos, a estrutura de 156 metros de extensão está sendo reformada e ampliada. Atualmente, ela está recebendo as obras dos blocos de fundação e pilares.

 

 


Leia mais

Leia também