Nova secretária da Fazenda vai cuidar também do patrimônio e do controle de gastos

Compartilhe

Clemida Satil já tem uma boa notícia para dar: a previsão de entrega de 5 mil títulos de posse imobiliária durantes a gestão de Enivaldo

Servidora de carreira há 22 anos e coordenadora do programa de regularização fundiária do município, a técnico em Contabilidade Clemilda José Satil Sala, 41 anos, será a próxima Secretária Municipal de Fazenda de Barra de São Francisco e já chega com a missão dada pelo futuro prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) de implementar as mudanças que ele deseja no setor, que passa a ser responsável pelo Patrimônio e Controle de Gastos.

“A prioridade é aumentar a arrecadação, regularizar o patrimônio e fazer rigoroso controle interno e dos gastos, principalmente dos insumos diários, como água e luz. Missão dada, missão cumprida. É um grande desafio, mas que tem um facilitador pelo fato de eu já estar lá dentro e conhecer bem a equipe”, disse Clemilda.

A nova secretária já tem uma boa notícia para dar: “Com fé em Deus, o Enivaldo vai entregar pelo menos 5 mil títulos de posse da terra nos seus quatro anos de gestão. Esse é um trabalho social importante no âmbito da Fazenda e estávamos preocupados com sua continuidade. Desde 2018 o prefeito Alencar me chamou para conduzi-lo e entregamos 169 títulos, e somente não entregamos pelo menos mil porque, com a pandemia, os cartórios passaram a trabalhar com pessoal reduzido”.

Clemilda conduz um trabalho que é referência na região Norte, porque permite às pessoas terem a escritura como legítimas proprietárias de seus lotes. Segundo ela, todos os distritos e boa parte da cidade está construída sobre áreas que foram parceladas (loteadas) de forma irregular e quem está nessa situação não consegue fazer melhorias, porque não tem documentos, por exemplo, para fazer financiamentos.

A futura secretária quer também humanizar o atendimento da Secretaria da Fazenda, tornando-a mais próxima da população. “A Fazenda é sempre mal vista pelo seu caráter arrecadador. Vamos, sim, trabalhar para aumentar a arrecadação em harmonia com outros setores, mas essencialmente queremos dar atendimento humano à população, principalmente as pessoas mais humildes, que são as que mais precisam de nós”.

Clemilda é casada, mãe de dois filhos. O marido é vigilante, mas é professor de kickboxing, uma modalidade esportiva que mistura chutes e socos, é considerada arte marcial, de origem japonesa, e é usada para defesa pessoal. É também conhecida como full contact. Filiada ao PSD, Clemilda disse que a vida inteira acompanha Enivaldo dos Anjos.

“Não lembro da administração dele, porque eu era muito menina, mas sempre ouvi falar que é um homem de uma palavra só. Minha mãe sempre fala do hortão, onde as pessoas pobres ganhavam verduras para melhorar sua alimentação. Cresci ouvindo minha mãe falar bem e nunca tive a oportunidade de trabalhar com ele. A hora chegou e, de alguma forma, isso é a realização de um sonho”, disse Clemilda

Sobre a juventude de mais da metade do secretariado, Clemilda comentou que isso tem surpreendido a todo mundo. “Às vezes a gente pensa: meu Deus, somos tão jovens para tanta responsabilidade. Mas Enivaldo tem muita experiência, é um grande líder e um espelho para todos nós. Vou aproveitar essa oportunidade e sugar muito conhecimento dele”.

Leia também

Saiba quem é o perito da Polícia Civil aposentado que desapareceu e teve carro encontrado incendiado no Espírito Santo

  O carro do perito aposentado da Polícia Civil do Espírito Santo Celso Marvila Lima, de 64 anos, que...

Soluções digitais para mineração com base em IA

A BASF Mining Solutions e a empresa de IA IntelliSense.io desenvolveram um conjunto de soluções digitais com base...

Acidente com morte, furtos e afogamento foram os acontecimentos do final de semana em Nova Venécia

Na tarde de sexta-feira (29), no Córrego da Puaia, zona rural de Vila Pavão, uma pessoa foi vítima...

Parceria garante calçamento rural no Córrego do Itá

O Governo do Estado, através do Departamento de Edificações e de Rodovias – DER-ES, publicou nesta sexta-feira, dia...

Morre aos 84 anos o apresentador Jô Soares

O apresentador, humorista, ator e escritor Jô Soares morreu às 2h30 desta sexta-feira (5), aos 84 anos. Considerado um dos...

PSD oficializa candidatura de Guerino Zanon ao governo do Espírito Santo

  Guerino Zanon renunciou ao cargo de prefeito de Linhares (foto de arquivo) — Foto: Divulgação O PSD oficializou, neste...

USIMINAS: Ebitda ajustado soma R$ 1,9 bilhão no trimestre

A Usiminas obteve Ebitda Ajustado Consolidado de R$ 1,9 bilhão no segundo trimestre de 2022, um crescimento de...

“Para o Real Noroeste, agora é guerra”, diz Bruno Menezes

Chegou a hora. Neste domingo, às 15h (de Brasília), o Real Noroeste começa a decidir o seu destino...