Nova onda de casos pode acontecer no segundo semestre, diz secretário de saúde do Espírito Santo

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (10) o secretário de Saúde do Estado, Nésio Fernandes, não descartou a possibilidade de uma nova curva de casos de coronavírus ainda neste ano.

Mesmo com a notícia de que a Grande Vitória vive agora um momento de recuperação, é possível que uma nova onda de casos volte a acontecer no futuro, pois ainda não existe vacina nem tratamento específico para a doença.

“É possível surgir uma nova curva de casos no Espírito Santo neste segundo semestre do ano. Enquanto não houver vacina, isso pode ocorrer. É uma expressão comum do comportamento da doença, que já ocorreu em outros países. Acreditamos que uma nova curva deverá ter proporções menores, mas devemos estar preparados”, afirmou Nésio.

De acordo com o subsecretário em Vigilância de Saúde, Luiz Carlos Reblin, é preciso manter as estratégias adotadas para que haja uma preparação para o que pode vir a acontecer. “É importante manter a coesão até que tenhamos um remédio ou uma vacina. Todos nós temos que estar preparados para momentos futuros, em que poderemos voltar as atividades, com regras, e quando tivermos que fechar novamente, por uma nova curva”, disse.

Mesmo com a desaceleração atual da curva na região metropolitana, Nésio Fernandes afirma que as estratégias de distanciamento ainda não serão modificadas, mantendo o que era previsto anteriormente. “Nossa quinta fase de expansão pode chegar a 800 leitos. Não vamos modificar nossas decisões e estratégias por causa da fase de recuperação da Grande Vitória. Vamos manter a capacidade do Sistema de Saúde”, disse.

Segundo Reblin, ainda há um longo caminho a ser percorrido no que diz respeito ao enfrentamento da doença. “A pandemia não termina no momento em que os casos se encerram ou começam a diminuir entre nós. Ela ainda tem um longo caminho a ser percorrido. Não podemos, neste momento, abrir mão daquilo que conquistamos. Se neste momento, nós abandonarmos o distanciamento social, começarmos a frequentar espaços públicos que estão vedados, se nós não continuarmos com as regras, tudo aquilo que nós conquistamos será perdido. A queda na curva é resultado do isolamento, se ele for rompido, ela volta”, afirmou o subsecretário.

Novo Inquérito Sorológico

Ainda de acordo com Reblin, uma nova fase do Inquérito Sorológico deve ser realizada nas próximas semanas, para aprofundar o conhecimento do comportamento da pandemia no Estado. Nesta etapa, os municípios vão poder sinalizar o interesse em participar do estudo. “Ele terá a disposição uma ferramenta que mostre a realidade do seu município e de seus distritos”, disse.

Estado ultrapassou a marca dos 60 mil infectados

De acordo com a última atualização do Estado, no Painel Covid-19, na tarde de quinta-feira (09), o Estado já contabiliza 1.929 mortes e 60.009 casos confirmados da doença. Ao todo, 39.912 pacientes se recuperaram da doença.

Maior número de casos

Vila Velha, com 9.545 casos confirmados, é o município com o maior número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Em segundo lugar aparece a Serra com 8.930 casos e em terceiro lugar está Vitória que já contabiliza 8.806 casos.

Informações: Folha Vitória

Leia mais

Coopeavi lança nova modalidade de crédito para o café

A Coopeavi se posiciona no mercado com mais...

Operação da Polícia Civil prende integrantes de quadrilha que manteve família refém e roubou 250 sacas de café no interior de Vila Valério

Uma operação da Polícia Civil resultou na prisão de cinco integrantes de uma quadrilha responsável pelo...

85 anos de AA no mundo

» Programa de recuperação de AA se baseia em três legados: recuperação, unidade e serviço ...

MS: Grau de risco Covid-19 é alterado nos 79 municípios do estado

O governo do Mato Grosso do Sul atualizou, nesta semana, o grau de risco dos 79 municípios do estado e encaminhou relatórios com recomendações referentes...

Leia também

Funcionário do Detran é preso suspeito de obter vantagem com emplacamento no ES

Um funcionário do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES)...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Nordeste do País tem previsão de chuva no litoral nesta quinta-feira (22)

A previsão do tempo para esta quinta-feira (22) no Nordeste do País é de chuva nos extremos da região. Pode chover de forma fraca...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste terá chuvas espalhadas em grande parte da região, nesta quinta (22)

A previsão do tempo para o Centro-Oeste brasileiro nesta quinta-feira é de chuva em grande parte da região. Os acumulados diminuem em relação aos...