Nova matriz de risco do Coronavírus no Espírito Santo será apresentada nesta sexta-feira (10)

Informação foi divulgada em coletiva de imprensa pelo secretário de Saúde, Nésio Fernandes.


O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, anunciou que o governador Renato Casagrande (PSB) vai apresentar ainda nesta sexta-feira (10) a nova Matriz de Risco para a Covid-19 no estado.

A informação foi divulgada em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta.

A Matriz de Risco classifica os municípios e define regras para o funcionamento de atividades comerciais e serviços de acordo com a classificação.

Nésio reforçou ainda que mesmo com a estabilização do número de casos de pessoas contaminadas, o governo vai manter a expansão nas vagas de UTI.

O secretário disse que o estado começa a se preparar para uma fase de recuperação, já que a taxa de transmissão da Covid-19 no Espírito Santo começou a ficar estável.

“Estamos reconhecendo estabilidade na evolução de casos novos e graves e iniciamos tendência de fase de recuperação. Números mostram redução sustentada”, explicou.

Nésio disse que, durante o segundo semestre, o estado tende a entrar em uma fase de recuperação, mas é preciso ter cautela porque nessa fase pode surgir uma nova curva de casos.

“Enquanto não houver vacina esse é um comportamento possível da pandemia. Isso tem ocorrido em outros países, mas a curva deve ter proporções menores”, contou.

O secretário também comentou que os efeitos da pandemia em crianças ainda não são muito conclusivos, já que as aulas continuam suspensas no estado.

Durante a coletiva, os representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aproveitaram para reforçar a importância das medidas de higiene para combater a transmissão do novo coronavírus.

Matriz de Risco

A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril, considerando apenas o coeficiente de incidência. Em maio, foi inserida a matriz de risco como ferramenta do mapa, constando o coeficiente de incidência e taxa de ocupação de leitos de UTI.

Em 18 de maio, a matriz de risco foi ampliada com a inserção da taxa de letalidade, índice de isolamento social e % da população acima de 60 anos.

O mapa de risco segue orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle do estado.

 

Leia mais

Vitrine virtual de produtos da Amazônia traz renda para comunidades locais e garante preservação ambiental

Imagine só uma vitrine virtual de produtos e ativos diretamente da Amazônia brasileira. Essa é a proposta da plataforma AmazôniAtiva, um dos temas do...

Policiais de Ecoporanga apreendem moto clonada e condutor é levado para delegacia

Após passar pelo cerco policial, nesta sexta feira, 10/07/2020, os militares do 11º BPM de Ecoporanga, fizeram buscas junto ao Cinesp, constatou-se que a...

Acordo entre AGU e INSS viabiliza análise de 14 mil pedidos de benefícios para pescadores

Pescadores artesanais do município de Penha (SC) – Foto: Prefeitura de Penha/reprodução ...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do país tem previsão de tempo com chuva e trovoadas, nesta terça-feira (27)

Previsão de tempo com fortes pancadas de chuva em grande parte da região Sudeste do país, nesta terça-feira (27). Uma frente fria associada ao...

Leia também

Patrocinador do Flamengo paga até R$ 100 por apostas em classificação do time na Libertadores

O Flamengo iniciou na última terça-feira (24), o mata-mata em defesa do título da Copa Libertadores da América diante do Racing. Após empate por...

Equipe de transição escolhida por Marcos Guerra inicia os trabalhos em Jaguaré

O prefeito de Jaguaré, Rogério Feitani, por meio do decreto 192/2020, nomeou na última quinta-feira (19), a equipe de transição de mandato do atual...