Nova matriz de risco do Coronavírus no Espírito Santo será apresentada nesta sexta-feira (10)

Informação foi divulgada em coletiva de imprensa pelo secretário de Saúde, Nésio Fernandes.


O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, anunciou que o governador Renato Casagrande (PSB) vai apresentar ainda nesta sexta-feira (10) a nova Matriz de Risco para a Covid-19 no estado.

A informação foi divulgada em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta.

A Matriz de Risco classifica os municípios e define regras para o funcionamento de atividades comerciais e serviços de acordo com a classificação.

Nésio reforçou ainda que mesmo com a estabilização do número de casos de pessoas contaminadas, o governo vai manter a expansão nas vagas de UTI.

O secretário disse que o estado começa a se preparar para uma fase de recuperação, já que a taxa de transmissão da Covid-19 no Espírito Santo começou a ficar estável.

“Estamos reconhecendo estabilidade na evolução de casos novos e graves e iniciamos tendência de fase de recuperação. Números mostram redução sustentada”, explicou.

Nésio disse que, durante o segundo semestre, o estado tende a entrar em uma fase de recuperação, mas é preciso ter cautela porque nessa fase pode surgir uma nova curva de casos.

“Enquanto não houver vacina esse é um comportamento possível da pandemia. Isso tem ocorrido em outros países, mas a curva deve ter proporções menores”, contou.

O secretário também comentou que os efeitos da pandemia em crianças ainda não são muito conclusivos, já que as aulas continuam suspensas no estado.

Durante a coletiva, os representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aproveitaram para reforçar a importância das medidas de higiene para combater a transmissão do novo coronavírus.

Matriz de Risco

A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril, considerando apenas o coeficiente de incidência. Em maio, foi inserida a matriz de risco como ferramenta do mapa, constando o coeficiente de incidência e taxa de ocupação de leitos de UTI.

Em 18 de maio, a matriz de risco foi ampliada com a inserção da taxa de letalidade, índice de isolamento social e % da população acima de 60 anos.

O mapa de risco segue orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle do estado.

 

Leia mais

PM apreende armas de caça em Anchieta

Na noite desta terça-feira (30), militares da 10ª...

SEDH aborda importância do grêmio estudantil em live com estudantes

A Gerência de Políticas para a Juventude da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), representada pela gerente...

Deputado quer proibir algemas e “cofre” da viatura para funcionários públicos em caso de flagrante delito

Proposta Bahiense proíbe o transporte no “cofre” da viatura e o uso de algemas para quem integra os quadros de pessoal da área Por Gleyson...

Barra de São Francisco registra mais uma morte por Coronavírus

O município de Barra de São Francisco registrou nesta quarta-feira, 3 de junho de 2020, a 4ª morte por Coronavírus. A prefeitura municipal, responsável pelo...

Leia também

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sul do país tem tempo aberto e quente, neste sábado (8)

Tempo aberto e quente na região Sul do país, neste sábado (8), principalmente no Paraná e em Santa Catarina. O dia começa com possibilidade...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do país tem tempo predominantemente aberto, neste sábado (8)

O tempo aberto predomina sobre boa parte da região Sudeste do país, neste sábado (8). Instabilidades no alto da atmosfera combinadas à umidade mantêm...

Vitória acerta com o centroavante Anderson Magrão para a Série D

Anderson MagrãoCom o elenco principal em intertemporada na...

ES: homem tenta invadir Prefeitura e ameaça moradores

Homem tentou invadir prefeitura de Viana Um homem de 37 anos foi preso depois de tentar invadir a Prefeitura de Viana, na Grande Vitória, e...