“Nova Lei do Gás vai criar um ambiente competitivo para economia do Brasil no pós-pandemia”, defende Deputado Da Vitória

Durante participação no Webinar Novo Mercado de Gás: Cenários e Perspectivas, promovido sexta-feira (21) pelo Fórum Capixaba de Petróleo e Gás e pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o coordenador da bancada capixaba no Congresso, deputado federal Da Vitória (Cidadania-ES), defendeu a aprovação do Projeto de Lei 6407/13, que estabelece a Nova Lei de Gás no Brasil. Para o parlamentar, a legislação vai criar um ambiente favorável a economia e garantir competitividade para o Brasil no período pós-pandemia.

O evento virtual contou com a participação de diversos órgãos ligados ao setor de petróleo e gás, como a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Empresa de Pesquisa Energética  (EPE) do Ministério de Minas e Energia, além da Findes e do governador Renato Casagrande.

Da Vitória ressaltou que o Congresso tem se dedicado a aprovação das reformas necessárias para o País crescer economicamente e avaliou que na próxima semana há a perspectiva de votação e aprovação da Nova Lei do Gás, que está com o regime de urgência aprovado pela Câmara Federal.

“A aprovação deste projeto vai criar um ambiente competitivo para o Brasil no período pós-pandemia. Desde o ano passado a Findes tem defendido este Projeto de Lei junto da bancada federal capixaba, que tem atuado de forma muito unida. Há um ambiente muito favorável no Congresso para dar andamento a agenda reformista no País para que possamos fazer a economia crescer. A Nova Lei do Gás poderá atrair mais de R$ 150 bilhões em investimentos nos próximos 15 anos, gerar 4 milhões de empregos e reduzir o preço do gás para a indústria e do gás de cozinha também. O Espírito Santo tem se preparado para esse novo momento, com a liderança do governador Renato Casagrande, e na Câmara Federal atuamos para aprovar esse novo regramento”, avaliou o deputado federal Da Vitória.

A presidente da Findes, Christine Samorini, ressaltou que a nova legislação que abre o mercado e estimula a concorrência vai atrair investimentos com a redução do preço do gás. “Somente no Espírito Santo estimamos que sejam gerados mais de 15 mil empregos. A Findes, com apoio da bancada federal capixaba, da Assembleia Legislativa, do Governo do Estado, está junto nessa construção”, destacou durante o Webinar.

Gerente de Gás da Abrace, Adriano Lorenzon destacou que um dos pontos principais do PL 6407/13 é a segurança jurídica para que os investidores venham para o País. “Foram estudados modelos do mundo todo para a construção deste texto e o projeto está voltado para a realidade do Brasil”.

O secretário executivo de gás do IBP, Luiz Costamilan, disse que a aprovação deste projeto será um momento histórico para o Brasil. “É uma oportunidade única que o País está tendo para usar o gás como uma alavanca de desenvolvimento com geração de emprego, atração de investimento e crescimento econômico. Acreditamos na determinação do deputado Da Vitória e da bancada capixaba para conseguir aprovar esse marco”.

A diretora de estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Ministério de Minas e Energia, Heloísa Borges, reforçou a importância estratégica da nova legislação. “É importante para o País ampliar a competitividade para a indústria, para a produção de fertilizantes, e outros segmentos. Não podemos perder essa oportunidade”.

O governador Renato Casagrande finalizou o Webinar reforçando o apoio que a bancada federal capixaba tem dado nessa construção e citou as iniciativas já adotadas pelo Espírito Santo para estabelecer a regulação do novo mercado no Estado, com o envio de projeto para a Assembleia Legislativa, e a criação da empresa ES Gás, já formatada para este novo modelo.

Fonte: Jhon Martins / redenoticiaes

Leia mais

Vasco vence em São Januário e ainda sonha com vaga na semifinal da Taça Rio

Em seu retorno ao Campeonato Carioca, o Vasco não teve dificuldades para vencer por 3 x 1 o Macaé, em São Januário, neste domingo,...

Dia Nacional do Psicólogo: profissionais essenciais diante do novo cenário da pandemia

Nesta quinta-feira (27) é comemorado o Dia Nacional do Psicólogo. Atualmente, com a pandemia do novo Coronavírus, a importância desses profissionais ficou ainda mais...

Assentamento Pip Nuk recebe implementos agrícolas

Produtores rurais do Assentamento Pip Nuk, em Nova...

Com novo calendário, competições de futebol no Brasil só terminam em 2021

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta, 9, a atualização do calendário das competições administradas pela entidade, que foram suspensas ou adiadas...

Leia também

Homem morre ao perder controle de motocicleta em Colatina

Um acidente de trânsito ocorreu na manhã do último domingo (27), por volta das 10h00min, na descida do Bairro José de Anchieta, em Colatina. Segundo...