Nova espécie de planta é descoberta em reserva do Espírito Santo

Uma nova espécie de planta foi descoberta na Reserva Biológica de Duas Bocas, no Espírito Santo. A Peritassa formidolosa foi encontrada por um pesquisador em uma árvore caída. A descrição dela é inédita.

A unidade de conservação onde a nova espécie foi encontrada abrange os municípios de Cariacica e Viana, na Grande Vitória, e Santa Leopoldina, na Região Serrana do estado, e protege um pedaço de floresta virgem da Mata Atlântica.

A nova espécie foi encontrada em uma árvore caída e chamou a atenção do pesquisador Julio Lombardi, do Departamento de Biodiversidade da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

De acordo com o pesquisador, a planta é uma trepadeira com flores brancas pequenas e que dá frutos que ainda são desconhecidos.

A reserva onde a planta foi descoberta é gerida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e abriga espécies raras e ameaçadas de extinção da fauna e flora do bioma.

A represa que dá nome a unidade é abastecida pelos rios Sertão Velho, Pau Amarelo, Panelas e Naia-Assú.

A unidade faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas – Mestre Álvaro e é utilizada para fins educativos e científicos. A reserva não tem visitação aberta ao público.

Nova espécie de planta foi descoberta na Reserva Biológica de Duas Bocas — Foto: Divulgação/Iema

Nova espécie de planta foi descoberta na Reserva Biológica de Duas Bocas — Foto: Divulgação/Iema

Reserva de Duas Bocas, no Espírito Santo

Reserva de Duas Bocas, no Espírito Santo


Leia mais

Leia também