Nova escola de Tempo Integral de Barra de São Francisco inicia ano letivo com 323 alunos

Compartilhe

As aulas na Escola Municipal de Tempo Integral Ozéias Resende terá início em 1 de fevereiro. A escola inicia o ano letivo de 2022 com 323 alunos divididos em 12 turmas do 1º ao 5° ano do ensino fundamental. O horário das aulas é das 7h30 às 16 horas. Serão oferecidas três refeições nos dias letivos: café da manhã, almoço e lanche. A escola terá consultórios médico e dentário e também atendimento psicológico.

Além das matérias comuns da grade curricular o aluno também terá aulas de novos conteúdos, como Experimentando o Mundo, Protagonismo, Projeto Integrador, Estudo Orientado e Inglês. As aulas de Matemática passam de cinco para seis e as de Língua Portuguesa de cinco para sete por semana. Aulas de Educação Física serão ministradas na quadra de esportes da escola e na sede social do Banestes.

A prefeitura de Barra de São Francisco realiza ampla reforma no antigo imóvel onde funcionou a Escola Santa Terezinha e agora será sede da Escola Municipal de Tempo Integral Ozéias Resende.

O que é Educação Integral?
A Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.
A Educação Integral:
• é uma proposta contemporânea porque, alinhada as demandas do século XXI, tem como foco a formação de sujeitos críticos, autônomos e responsáveis consigo mesmos e com o mundo;
• é inclusiva porque reconhece a singularidade dos sujeitos, suas múltiplas identidades e se sustenta na construção da pertinência do projeto educativo para todos e todas;
• é uma proposta alinhada com a noção de sustentabilidade porque se compromete com processos educativos contextualizados e com a interação permanente entre o que se aprende e o que se pratica;
• promove a equidade ao reconhecer o direito de todos e todas de aprender e acessar oportunidades educativas diferenciadas e diversificadas a partir da interação com múltiplas linguagens, recursos, espaços, saberes e agentes, condição fundamental para o enfrentamento das desigualdades educacionais.
Aprendizagem permanente e o Currículo Integrado
Para a educação integral é fundamental que a questão da multidimensionalidade dos sujeitos esteja contemplada em todos os aspectos do processo de ensino-aprendizagem, garantindo interações e estratégias que garantam o desenvolvimento não apenas intelectual, mas também social, emocional, físico e cultural. O desenvolvimento integral é, portanto, o elemento central da proposta formativa da Educação Integral.
Isso significa que na Educação Integral os conteúdos acadêmicos se articulam aos saberes dos alunos e comunidades, dialogam com diferentes linguagens e compõem experiências formativas que envolvem e integram o conhecimento do corpo, das emoções, das relações e códigos socioculturais.
Além disso, são também elementos curriculares na Educação Integral, as formas de gestão e organização da instituição (escola, organização social ou projeto), sua relação com o território, a rede de agentes envolvidos, as práticas pedagógicas, a formação de educadores e as estratégias de avaliação.
Escola na Educação Integral
Essencialmente no que se refere à Escola, o currículo da Educação Integral pressupõe o acesso do estudante a todas as áreas do conhecimento de maneira articulada e permanente, rompendo com a fragmentação das disciplinas e dando sentido aos conteúdos a partir das questões, trajetórias, experiências e relações dos sujeitos envolvidos nos processos educativos.
Em escola orientada por uma perspectiva integral de educação, sustenta altas expectativas de aprendizagem e desenvolvimento para todos os alunos ao mesmo tempo em que oferece instrumentos para que todos aprendam e se desenvolvam integralmente. Estas altas expectativas se sustentam na premissa de que todos os alunos são capazes de aprender. E, para isso, as estratégias devem ter clara intencionalidade pedagógica e compor um planejamento integrado que defina objetivos e metas de aprendizagem.

Veja também

Nova escola de Tempo Integral de Barra de São Francisco sendo preparada para início do ano letivo

 

Leia também

ES-320: audiência pública deve acontecer na primeira quinzena de junho

A audiência pública para debater os impactos das obras de pavimentação da ES-320 entre Barra de São Francisco...

Frio: previsão para o fim de semana tem temperaturas baixas, mar agitado e risco de geada

A frente fria que atinge o Espírito Santo nos últimos dias e levou a recordes de temperatura continua...

Iolanda Neves é eleita a Gari do Ano da prefeitura de Barra de São Francisco

A prefeitura de Barra de São Francisco, estará entregando, neste sábado, 14, às 19h, durante a Feira Gastronômica...

Detran|ES adequa sistema de Habilitação para emissão do novo modelo de CNH

Detran adequa sistema de Habilitação para emissão do novo modelo de CNH

Casal do Refrigério completa 71 anos de matrimônio

  Ele já namorava uma moça, mas ao conhecer aquela que seria sua esposa, se apaixonou, terminou tudo e...

MG: Seis cidades mineiras atingidas por desastres receberão R$ 852,1 mil

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou, nesta sexta-feira (20), o repasse de...

Servidores seguem com reconstrução da passarela da Vila Landinha

A reconstrução da passarela sobre a ponte do bairro Vila Landinha, e por onde passa o rio Itaúnas,...