Nova avenida ligando o Campo Novo à ES-381 levará o nome de dona Ery Silva Fortes

Compartilhe

O prefeito Enivaldo dos Anjos assinou na semana passada a lei 1.229/2022, que denomina a avenida ligando o bairro Campo Novo à Rodovia Lei Teixeira Lima (ES-381), na altura da Mineração Toledo, como avendia Ery Silva Fortes, a matriacar da família Silva Fortes, que faleceu disse neste final de ano, que em breve irá ter início a implantação de uma nova via de escoamento do trânsito da ES-381, entre a entrada do bairro Campo Novo e Mineração Toledo, utilizando a rua Felipe Vitorino Correa, que começa logo após a rua Vereador Alacy Costa e passa por trás do córrego Bambezinho, terminando, hoje, nas proximidades da Apae, no final do bairro Bambé.

A nova via será estendida até a Mineração Toledo, passando por trás do Patrimônio das Moças e, na visão do prefeito, vai gerar um novo ‘boom’ imobiliário naquela região, que já conta com três grandes loteamentos:  um do grupo Universal e dois do grupo Toledo.

Casada com Hugo Vargas Fortes (in memorian), mãe de Janice, Jane e Janete, Victor Hugo (in memorian) e Marcão, dona Ery era um símbolo de resistência e força.

“Partiu nesta madrugada de domingo, dia 6 de março, uma grande mulher, chamada Ery Silva Fortes. Teve seu corpo enterrado em Vila Velha hoje (ontem). Teve uma vida inteira em Barra de São Francisco, no Cartório de Registro Civil da sede, casou a maioria da população e também registrou quase todos os filhos francisquense”, relata o prefeito.

E continua: “Sempre amável, educada no trato com as pessoas, sorrisinho sempre cativante. Mulher inteligente que sabia orientar a todos que o caminho na vida era através da educação. Estudou também depois de casada e de ter filhos. Formava um grupo de mulheres “revolucionárias” da cidade, que queriam participar de tudo ativamente. Foram estudar todas juntas: Ery, Edith, Marina, Ciza, Alice Gonçalves, Anunciata e outras que a memória foge, no antigo Colégio Comercial. Na época era chefe de disciplina do colégio, o policial Brasilino Malaquias de Moraes, falecido no assalto ao Banco do Brasil, nem precisa perguntar o tanto que sofreu para tentar colocar ordem na escola. Elas eram animadas e o fato delas estudarem, abriu um clarão na sociedade, porquê naquela época mulher casada era pra ser mãe e dona de casa. Que nada, eram elas que animavam a escola e ainda faziam trabalhos filantrópicos para a igreja, para a sociedade, além de ajudarem as famílias jovens que tinham problemas de convivência, com conselhos e apoio moral. Eram fortes, ativas, animadas e todas muito unidas.”

“Tempo difícil de esquecer, estas mulheres mudaram o comportamento social da cidade e abriram portas para muitas mulheres que viviam reprimidas pelo machismo dentro de casa. Dona Ery criou uma família bonita, vigiava as crias e os obrigava a estudar.”

“Dona Ery tem uma história grande e boa em Barra de São Francisco, os mais novos, que não tiveram está felicidade de conhecer uma mulher SANTA, de grande valor moral, esposa dedicada, trabalhadeira de verdade, amiga maravilhosa, que amava as pessoas, amava participar de campanhas pra ajudar as pessoas. Deus tem me dado, a esta altura da vida, uma enorme chance de poder estar neste cargo de prefeito, para poder HOMENAGEAR pessoas maravilhosas e que muito fizeram por nossa cidade. Por isso, encaminhei para a apreciação da nossa Câmara Municipal o projeto de lei, dando nome a uma avenida da cidade de ERY SILVA FORTES. É um orgulho pra nossa cidade prestar está homenagem a ela a seus amigos e familiares. Com certeza Deus a deixou muitos anos entre nós, para que pudéssemos aprendermos, como seres humanos, como ela fez para amar, ter amizade, bondade e carinho com o próximo. Descanse em paz mulher guerreira que muito honrou nossa sociedade”, finalizou.

Crescimento

Falando sobre a implantação de duas ferrovias que se encontrarão em Barra de São Francisco e seguirão até São Mateus, no leste do Espírito Santo, o prefeito disse que elas trarão, entre outras cosias, um ‘boom’ imobiliário no município.

“Acredito que teremos até cinco mil novas residências na cidade. Só na nova avenida que estamos implantando, entre o Campo Novo e a Mineração Toledo, serão pelo menos duas mil novas residências construídas com investimentos da iniciativa privada. Esta nova avenida será exclusiva para veículos leves, enquanto a ES-381 ficará disponível também para os veículos pesados”, informou.

Até o momento, o projeto da nova avenida já conta com o apoio de moradores da região, como Fernando Maurício, que já disponibilizou parte de um terreno de sua propriedade no início da rua Felipe Vitorino Correa, para a retirada do gargalo no começo da via.

O local também tem vários outros obstáculos que poderão ser retirados pela Prefeitura de Barra de São Francisco para dar andamento à obra. São garagens e ‘puxadinhos’ feitos sobre o córrego Bambezinho, de forma ilegal. Uma lei, inclusive, já foi aprovada pela Câmara de Vereadores, autorizando o município a desmanchar essas obras ilegais, após notificação aos proprietários.

Leia também

INDICADORES: Preço do boi gordo tem alta nesta quarta-feira (10)

A cotação da arroba do boi gordo começou a quarta-feira (10) com alta de 0,40% e o produto...

Lote 5: fotos do show de Michel Teló no 1º Leilão Solidário de Barra de São Francisco

Aconteceu neste sábado, 6 de agosto de 2022, o 1º Leilão Soldiário de Barra de São Francisco. O...

Juarez Oliosi exalta instalação de quebra-molas em Nova Venécia

  O vereador Juarez Oliosi (PSB) exaltou e parabenizou pela instalação de quebra-molas, no bairro Santa Luzia, em Nova...

Resultado do Prouni sai nesta terça-feita (9)

O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) está marcado para sair nesta terça-feira (9),...

Vila Pavão prepara nova área para realização da 23ª Pomitafro

  Contagem regressiva em Vila Pavão. Falta pouco mais de uma semana para o município realizar seu maior evento...

Faixa elevada foi concluída no bairro irmãos Fernandes para dar proteção e segurança aos pedestres

A equipe de servidores da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Guarda Civil Municipal de Barra de São...

Inscrição para guarda municipal encerra dia 15

O período de inscrição no concurso público para guarda civil municipal da Prefeitura de Barra de São Francisco...

Biomas brasileiros registram queda nos focos de queimada no 1º semestre deste ano

O Brasil registrou uma queda de 3,49% no número de focos de queimadas entre janeiro e julho de...